As notícias para o planeta não têm sido sempre animadoras, com o plástico e o lixo nas praias a serem um dos maiores problemas que têm surgido nos últimos anos. No entanto, a realidade não tem de ser esta e todos os anos em setembro o #EUBeachCleanup quer transformar uma gota no oceano numa onda de mudança. Em tempos de pandemia, a iniciativa apresenta vários desafios para os europeus sem saírem de casa.

Enquadrada no âmbito do acordo da Comissão Europeia (CE) que quer travar a ameaça do aquecimento global, o Green Deal, a iniciativa apresenta-se como uma campanha de consciencialização e de ativismo. Este ano, e devido à COVID-19, o desafio é um pouco diferente e não inclui, necessariamente, ter de se deslocar até à praia para a limpar.

Reduzir o consumo de água, comprar menos embalagens e separar o lixo são alguns dos desafios da iniciativa, com a CE e as Organizações Unidas, parceira do projeto, a acreditarem que pode "limpar a praia a partir de casa". Siga a hashtag #EUBeachCleanUp e fique atento aos desafios.

Em 2019 mais de 40.000 voluntários foram mobilizados em quase 80 países. Este ano sempre que possível vão ser organizados eventos comunitários, de forma a que a missão da iniciativa consiga ir ainda mais longe.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.