O Arquivo.pt foi criado precisamente para preservar a informação publicada na Web, com foco principal nas páginas .pt e com objetivos ligados à investigação. A iniciativa é semelhante ao Internet Archive, mantendo uma imagem de sites visitados por data e permitindo que o conhecimento se mantenha acessível.

Uma nova versão lançada no final de janeiro garante agora melhorias no acesso à informação, sobretudo em termos de reprodução de imagens, mas o projeto está sempre a evoluir.

Ainda ontem disponibilizou online a informação recolhida da Web durante o ano de 2015, recuperando alguns acontecimentos como o ataque terrorista no Charlie Hebdo ou a Crise Grega, entre outros. Ao todo, só relativamente a este ano, foram disponibilizados 835 milhões de ficheiros preservados, oriundos de 2 milhões de sites visitados, o que corresponde a 35 TB de dados.

Mesmo que o interesse seja apenas de curiosidade, vale a pena visitar o site e aceder a informação que atualmente já é difícil de encontrar online, ou recordar as primeiras versões de alguns sites que ainda existem. Esta foi a imagem do TeK captada a 19 de maio de 2010, poucas semanas depois do início do site.

[caption][/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.