Está a aproveitar o confinamento para fazer uma viagem pelo tempo e pelas memórias da sua família através dos álbuns de fotografias que tem guardados? Se tem fotos muito antigas na sua coleção é provável que a ideia de as digitalizar para as preservar de uma melhor forma já tenha passado pela sua mente. Mas o que fazer com as fotografias que têm “arranhões” ou danos mais superficiais causados pelo tempo e pelas condições em que foram conservadas?

É verdade que existem serviços pagos de restauro de fotografias, os quais podem ser particularmente úteis quando as fotos estão em muito mau estado. Mas, para fotos com danos mais “ligeiros”, há uma ferramenta online gratuita que o pode ajudar a recuperar o passado.

A Hotpot é uma plataforma que disponibiliza uma grande variedade de ferramentas de design gráfico e de edição de imagens com vista a facilitar o trabalho tanto de utilizadores comuns como de profissionais. Em destaque no seu “kit” está a AI Picture Restorer, que, tal como o seu nome indica, funciona à base de Inteligência Artificial.

A ferramenta, que foi construída tendo por base um projeto de investigação open-source da Microsoft, apresenta um modo de funcionamento simples. Depois de digitalizar uma fotografia física, basta fazer o upload do ficheiro em questão e carregar no botão “Restore”. Caso a imagem tenha “arranhões” tem de assinalar a opção “Has Scratch?”. O resultado final surgirá num espaço de segundos.

Se desejar pode ir mais além e dar cor às fotos antigas a preto e branco com a AI Picture Colorizer, que foi desenvolvida a partir de um projeto open-source chamado DeOldify. A mecânica de funcionamento é semelhante à AI Picture Restorer. Aqui, depois de fazer o upload da fotografia, tem de indicar o nível de intensidade da colorização.

Uma vez que ambas as ferramentas ainda estão em fase Beta, os criadores da plataforma indicam que, caso se depare com alguma fotografia cujo resultado final tinha ficado aquém das expectativas ou que tenha ficado com alguns erros, os utilizadores devem contactá-los através dos canais disponíveis no website, de forma a que a tecnologia seja aperfeiçoada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.