
São muitas as sugestões do site S'cape para quem gosta de desafios ao género Escape room, e a lógica é implementá-los na escola, com um objetivo pedagógico de desenvolver a lógica, a curiosidade e a capacidade de descoberta dos alunos. Mas a verdade é que pode ser criado em qualquer lado, numa empresa, num grupo de amigos ou em casa. Basta ter vontade.
Os recursos estão no site, em francês (o que será um dos primeiros desafios para muitos). Há artigos a explicar como pode começar, que ferramentas usar e ideias várias para fazer Escape rooms, incluindo uma lógica temática, como um jogo literário.
As recomendações permitem que se comece num nível mais básico mas que depois se evolua para estágios mais avançados, mas há constrangimentos no espaço escolar, e alternativas concretas, como se refere no blog da Rede de Bibliotecas Escolares.
O site S'cape foi desenvolvido por professores no âmbito de um curso de formação que estava focado especificamente nas atividade de escape rooms em sala de aula para aprender a usar a inteligência coletiva. Os criadores afirmam que estes desafios podem ser usados em várias fases de aprendizagem, permitindo aplicar práticas ativas do mesmo tipo dos ateliers e que tirando partido da diversidade dos alunos permite desenvolver um sentido de partilha e inteligência coletiva.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários