http://imgs.sapo.pt/gfx/234871.gif


As imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble podem ter a explicação para a inspiração de Vincent Van Gogh no quadro Starry Night. A afirmação pode parecer estranha, não fosse o período temporal que separa as duas realidades e os 20 mil anos luz que distanciam a Terra e local das imagens captadas pelo telescópio.



O quadro de Van Gogh representa uma noite escura com um céu repleto de círculos de luz, idênticos aos captados pelo telescópio com uma câmara avançada no dia 8 de Fevereiro e agora revelados. As imagens mostram uma estrela entretanto baptizada de V838 Monocerotis com uma gigantesca bola de luz que a rodeia e ilumina. Descoberta pelos cientistas em 2002 manteve-se alvo de estudo dadas as variações de intensidade do seu brilho.



A estrela iluminada fica para os lados da constelação Monoceros, mas para os curiosos na comparação possível entre a descoberta e o trabalho do artista é mais seguro o recurso aos seus registos digitais. O quadro de Van Gogh está disponível na página do Museu de Arte Moderna para relembrar e até comprar.





Sites de dias anteriores:

07/03/2004

As tecnologias dos livros de ficção científica
Umas mais próximas da concretização, outras nem tanto, são mais de 600 as invenções e ideias tecnológicas retiradas de obras literárias e cinematográficas da chamada ficção científica que poderão ser consultadas a partir do Technovelgy.

06/03/2004

Ponto de partida para o Corpo Humano

O funcionamento do corpo humano, e das várias partes que o compõem, é explicado de forma acessível e divertida às crianças do primeiro ciclo neste site com sotaque brasileiro, integrado no Canal Kids, que só peca pela falta de imagens elucidativas.

05/03/2004

Fotos sem limites

Não é o único e terá cada vez mais concorrência com a explosão da fotografia digital, mas o Smugmug tenta diferenciar-se pela forma como trata os seus utilizadores que não são bombardeados com publicidade nem limitados no armazenamento de fotos.

04/03/2004

Enciclopédia Web

Sujeito a uma actualização constante de modo a reflectir o carácter evolutivo das tecnologias, o Webopédia é um dicionário online para palavras, frases e abreviações relacionadas com a informática e a Internet.

03/03/2004

Ciência num autocarro

A viajar pelas escolas do concelho de Lisboa, o autocarro laboratório Bibliociência, um projecto da Câmara Municipal de Lisboa, tem neste site um elemento agregador de informação e serviços que os alunos e professores podem utilizar.

02/03/2004

O outro lado do Google

O Soofle pretende tornar acessível a todos as potencialidades de um dos mais utilizados motores de busca do ciberespaço. Através de um sistema de formulários dirige a pesquisa e garante a qualquer um encontrar informação de forma rápida.



01/03/2004
Navegador

Construído com o objectivo inicial de auxiliar os jornalistas da casa nas suas buscas de informação pela Internet, o Navigator do jornal The New York Times também pretende mostrar aos restantes internautas que ainda há muito por descobrir online.

29/02/2004

Um mosaico para a educação
Abrangendo o primeiro ciclo do ensino básico e a educação especial, o MOSAICO.EDU é um espaço informativo que poderá ajudar os professores na integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente de sala de aula e em matérias curriculares.

28/02/2004

Traga um amigo também

O único imperativo é gostar de futebol. Pode ser o único nos arredores ou ter uma equipa incompleta. O Futebol 7 é um espaço para os apaixonados da bola, não profissionais, onde pode trazer equipa constituída ou procurar formar uma.

27/02/2004

Gadgets, gizmos & Cª


Esta revista online oferece a quem por lá passa muita informação sobre as últimas novidades da electrónica de consumo e tecnologia entre notícias, críticas e recomendações sobre telemóveis, câmaras digitais, PDAs ou periféricos.

26/02/2004

A preto e branco
Os diferentes níveis de "cinzentismo" que por vezes toldam os espíritos não têm presença no Monochrom, um website a preto e branco, criado em 1993, que se afirma como um grupo de arte/tecnologia/filosofia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.