http://imgs.sapo.pt/gfx/561672.gif

A SETI, uma organização não governamental e sem fins lucrativos ligada à área da exploração espacial, precisa da ajuda de todos os internautas para batizar duas luas de Plutão que foram descobertas em 2011 e 2012. As P4 e P5, como são chamadas até agora, orbitam em torno do planeta que recentemente foi desqualificado da liga "Sistema Solar" para passar a ser considerado um planeta-anão vizinho.

No site da iniciativa já existem cerca de 20 nomes pré-selecionados e que estão sujeitos a votação. Todos eles têm em comum dois fatores - pertencer à mitologia greco-romana e estar dentro da esfera de abrangência de Plutão, que era o deus romano do submundo e o equivalente ao Hades da Grécia.

Já existem outras três luas conhecidas e batizadas que dão pelo nome de Caronte, Nix e Hydra.

Mas caso os internautas tenham uma proposta que pareça mais adequada podem submetê-la através de um formulário que o SETI disponibiliza. A votação vai decorrer até ao dia 25 de fevereiro.

Vale a pena participar já que não é todos os dias que os leitores do TeK podem ajudar a definir o nome de corpos celestes que vão ser referenciados em vários livros e textos ao longo das próximas décadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.