A II Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital conta com vários especialistas nacionais e internacionais nas matérias relacionadas com a proteção das crianças e jovens. Está integrada na Semana do Bem-Estar Digital e nos dias 3 e 4 de maio vai decorrer no Porto, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, mas também pode ser seguida online.
Amanhã, 3 de maio, o dia é dedicado à prevenção e combate à violência sexual online contra crianças e jovens, abordando também a utilização de imagens. No dia 4 de maio é a prevenção e combate ao uso excessivo e problemático dos ecrãs, com os impactos no desenvolvimento da criança e dos adolescente, que estarão em destaque.
A conferência é organizada pelo projeto Agarrados à Net e o objetivo é informar, sensibilizar e educar pais, educadores e comunidade em geral sobre estes temas, e ainda produzir um documento final de Recomendações e Orientações Práticas para Políticas Públicas no domínio da promoção do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos. O SAPO TEK associou-se à iniciativa e é parceiro de media da Semana do Bem-Estar Digital.
Cristiane Miranda, criadora do projeto Teen on Top, que também envolvida na organização da Semana do Bem-Estar Digital, considera que ainda há uma grande “falta de consciência dos pais” quanto à dimensão dos riscos e ao quão prejudicial pode ser o excesso do uso dos ecrãs e das tecnologias, exemplificando com o tipo de conteúdos a que crianças e jovens hoje têm acesso, com facilidade, na internet, e sublinhando que os impactos “são físicos e mentais”.
A inscrição para os dois dias está disponível em modelo presencial e online e pode ser feita no site da conferência. Há ainda a possibilidade de obter um certificado de participação que deve ser solicitado separadamente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários