As ideias que estão agora a votação foram escolhidas de entre 70 propostas apresentadas, que foram depois avaliadas por uma comissão de representantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e das entidades competentes. A escolha foi realizada  com base em critérios de viabilidade, impacto e relevância.

As sete propostas têm preocupações comuns e entre elas estão a criação de uma bolsa de cuidadores formais de idosos, a digitalização da divulgação dos editais das autarquias e a simplificação do processo de legalização de viaturas importadas. Outra iniciativa visa promover a integração da ficha de inspeção obrigatória na aplicação gov.pt e a emissão automática do Cartão Europeu de Seguro de Doença quando é renovado o Cartão de Cidadão.

Há ainda outras medidas propostas para a criação de uma plataforma única para marcação de serviços públicos e a disponibilização de simuladores de benefícios da Segurança Social, com o objetivo de facilitar o acesso à informação e aos serviços.

A votação está aberta até amanhã, dia 15 de maio, e e todos os cidadãos maiores de idade e cidadãos estrangeiros legalmente residentes em Portugal, podem votar nas sete ideias finalistas através da plataforma participa.gov.pt. O acesso é feito través de autenticação via Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.