http://imgs.sapo.pt/gfx/306991.gif


A ASL-Angola, Associação Software Livre, tem como objectivo promover o uso de open source em Angola, ajudando os utilizadores a perceber as vantagens oferecidas por esta modalidade de publicação e distribuição de software. A ASL trabalha de perto com a associação brasileira, na qual baseou algum do trabalho preparatório para o lançamento da associação.

No manifesto de criação da ASL, publicado no site, os responsáveis mostram a alegoria de um beija-flor que quer ajudar, fazendo a sua parte, a apagar um incêndio na floresta. Passando a parábola, os criadores da associação afirmam que apesar dos graves problemas económicos e sociais é também preciso discutir as questões do direito de autor e da liberdade de escolha e definem como meta a divulgação do conhecimento, a informação e a liberdade de escolha.

A ASL foi criada já em Maio, mas aparentemente a participação de utilizadores online é ainda escassa. Apesar disso a associação utiliza diversas fontes de informação para publicar artigos e mantém ligações e recursos que podem ser válidos para quem quiser saber mais sobre o open source.




Sites de dias anteriores:

26/06/2005

Praia e história
A página do concelho da Ericeira, da responsabilidade da Junta de Turismo, reúne um conjunto de informação diversificada e completa que a tornam uma boa ferramenta para programar um passeio à região para desfrutar da praia, da história ou da serra.

25/06/2005

Ciência viva solar

Decorre hoje o concurso solar Padre Himalaya, onde as energias renováveis e os desenvolvimentos que os jovens fazem para melhor tirar partido delas estão em destaque. No site poderá conhecer melhor esta iniciativa do programa Ciência Viva.

24/06/2005

Radar de blogs de cara lavada


Um dos principais motores de pesquisa da blogosfera está de cara lava e adoptou uma nova organização do espaço. É agora mais fácil para os visitantes terem acesso aos temas pesquisados e aos blogs mais populares.




23/06/2005

Universidades na fronteira da Inovação

Juntando mais de uma dezena de Universidades, o ECIU é o Consórcio europeu de universidades inovadoras, desenvolvendo diversas actividades centradas na educação, mobilidade de professores e alunos e ainda na ligação entre universidades e empresas.




22/06/2005

Jornalismo itinerante

A carreira do jornalista holandês Ruud Elmendorp é construída muito longe da secretária a que a maior parte dos jornalistas têm de recorrer pelo menos uma vez por semana para alinhar trabalho e passa-se em viagem com uma câmara.

21/06/2005

Informática para Tugas

Notícias, análises, Guias e Fóruns são algumas das áreas que constituem o PCTuga, um portal sobre informática em português, como a própria designação deixa adivinhar, que precisa ainda de enriquecer os conteúdos.




20/06/2005

Loulé digital

A Câmara Municipal de Loulé tem o site mais maduro do panorama autárquico nacional, diz o último estudo conhecido sobre o assunto. A variedade de informação e usabilidade do PORTAL são dois aspectos fáceis de constatar.

19/06/2005

Leões para a publicidade

Começa hoje o Festival Internacional da Publicidade em Cannes, o maior evento da área da publicidade que culmina na entrega dos Leões de Publicidade às melhores criações nesta área. Através do site é possível conhecer a agenda para os próximos dias.

18/06/2005
O fado de Dulce Pontes

Os sons do fado de Dulce Pontes, os detalhes sobre a carreira da cantora, ou sobre os projectos em que vem estando envolvida são algumas das propostas do site oficial recentemente lançado.

17/06/2005

Conteúdos para professores inovadores
A rede de professores inovadores é um projecto dinamizado pela Microsoft para incentivar os professores a tirar partido das tecnologias da informação e comunicação na sala de aula. Neste site poderá conhecer melhor a iniciativa e aderir à rede.





16/06/2005

Engenharia em discussão na FEUP


A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebe esta semana a 17ª edição da CaiSE, uma conferência anual de sistemas avançados de engenharia que vai trazer a Portugal mais de 400 investigadores durante toda a semana.BR>





15/06/2005

Comunidade PontoNetPT
Feita por portugueses e para portugueses, a comunidade PontoNetPT pretende unir todos os programadores interessados no desenvolvimento sobre a plataforma .NET da Microsoft. Por isso as notícias, artigos e blogs do site andam todos à volta do mesmo tema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.