
As imagens foram captadas durante o primeiro ano de operação do telescópio Daniel K. Inouye e foram partilhados com a informação de detalhe dos investigadores, que descrevem os fenómenos de pontes de luz na umbra.
O telescópio está localizado em Maui, no Havai, e tem como missão a observação da superfície do sol, para estudo dos campos magnéticos que são importantes para entender os efeitos das erupções solares.
Nas imagens partilhadas pode ver-se as regiões mais calmas na superfície do Sol e também as manchas solares, as zonas escuras na fotosfera, e a umbra, onde o efeito magnético é mais forte.
Clique nas fotos para conhecer os detalhes
Algumas imagens abrangem uma região de mais de 300 mil quilómetros e foram captadas em diferentes períodos do ciclo solar.
Pode saber mais sobre a missão do Telescópio Solar Inouye no site do projeto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários