A partir de 14 de dezembro, a NASA abre inscrições para uma nova turma de astronautas. As candidaturas acontecem depois de uma paragem de quatro anos, devido em parte à suspensão do programa dos vaivéns espaciais, e têm em vista o recrutamento de astronautas para futuras missões à Lua e para preparar a conquista de Marte.

Naquela que será, logo à partida, a exigência mais seletiva, os candidatos terão de ter nacionalidade norte-americana. Além disso, têm de ter pelo menos um bacharelato numa das chamadas áreas STEM - ciências, tecnologia engenharia e matemática -, dando-se preferência a quem tiver mestrados ou doutoramentos.

São ainda necessários três anos de experiência profissional e, no caso dos pilotos, mil horas de voo, no mínimo.

Há outros requisitos envolvidos, como os relacionados com uma altura mínima e máxima e visão perfeita (20/20), havendo também provas físicas para superar.

[caption][/caption]

As inscrições abrem a 14 de dezembro próximo e decorrem até meados de fevereiro de 2016, mas o processo de seleção vai prolongar-se até junho de 2017, altura em que serão anunciados os candidatos que vão integrar a nova turma.

Mesmo que não possa candidatar-se (ou que nem sequer estivesse interessado nisso), a visita à página da NASA dedicada ao assunto pode ser interessante para conhecer melhor o processo de recrutamento e o tipo de provas envolvidas na seleção dos futuros astronautas.