A iniciativa estes a funcionar entre março e agosto e contou com mais de 13 mil cidadãos que preencheram mais de 350 mil questionários. O projeto Diários de uma Pandemia junta o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em parceria com o jornal PÚBLICO, e com estes dados  conseguiu perceber como evoluíram os sintomas sugestivos e de infeção pelo vírus da COVID-19, a utilização de testes de diagnóstico e de anticorpos, o recurso aos cuidados de saúde, os contactos sociais e as atividades diárias, fossem elas trabalho ou lazer.

Os questionários foram suspensos em agosto de 2020 mas com a evolução da pandemia estão a ser retomados para um novo volume. "A informação sobre o dia-a-dia dos cidadãos em Portugal é essencial para compreendermos o presente e prevermos o futuro da pandemia. É por isso que vamos começar um novo volume dos Diários de uma Pandemia", escrevem os promotores da iniciativa no convite à participação.

A ideia é que todos os dias responda a um pequeno conjunto de perguntas, que leva 5 a 10 minutos, e onde se fazem perguntas sobre isolamento e interações sociais, recurso a serviços de saúde e comerciais, bem como ocorrência de sintomas ou doença confirmada.

Os temas abordados no novo questionário são semelhantes aos da primeira fase, o que permitirá também avaliar as diferenças.

As pessoas que se inscreveram e participaram na primeira fase estão a ser contactadas para avaliar a sua disponibilidade para retomar os Diários, mas a participação está também aberta a quem quiser começar agora a sua colaboração com esta iniciativa, partilhando a sua experiência. Depois do registo, no qual só tem de fornecer o endereço de email, vai receber todos os dias um lembrete a pedir que responda ao mesmo conjunto de perguntas, sempre sobre as 24 horas anteriores. Semanalmente há ainda um grupo de questões adicionais sobre o bem estar dos participantes.

Pode saber mais sobre o projeto e inscrever-se para participar no site dos Diários de uma Pandemia.