A escolha do nome Terrae Novae está ligada aos três objetivos definidos no programa, e concentra a estratégia da Agência Espacial Europeia (ESA) para os próximos anos. "Explorar o espaço é viajar mais longe e voltar com novas experiências e conhecimentos para nos ajudar na Terra. A humanidade beneficiará das novas descobertas, ambições, ciência, inspiração e desafios", refere a agência.

As metas já estão definidas há quase uma década mas estendem-se para além de 2030 com o roteiro estratégico Terrae Novae 2030+. As campanhas e missões em desenvolvimento são reconhecidas como um passo para a exploração sustentável do espaço e trazem benefícios à investigação e desenvolvimento de novos projetos na Terra.

Veja as imagens com mais detalhes

No site dedicado à estratégia Terrae Novae há informação sobre o que a ESA pretende fazer durante esta década, treinando a próxima geração de exploradores europeus, colocando mais astronautas em missões de longa duração na Estação Espacial Internacional e criando três módulos habitacionais no Gateway previsto para a Lua.

Vale a pena consultar também o documento do road map estratégico para o futuro, disponível em PDF.