A The Video Game History Foundation é uma fundação sem fins lucrativos dedicado a catalogar, digitalizar e preservar todo o legado histórico dos videojogos. O seu trabalho é criar um repositório online de artefactos relacionados com os videojogos e toda a cultura relacionada.

O derradeiro objetivo do projeto é criar um arquivo pesquisável, organizado e sempre online de material verificado e curado com qualidade, acessível a investigadores e historiadores, como um recurso educacional público. O objetivo no futuro é garantir que os videojogos não morram no tempo, garantindo aos programadores um local de confiança para depositarem as suas obras, e ao mesmo tempo criar uma ponte com os diversos museus dedicados à cultura do gaming espalhados pelo mundo.

Os videojogos são uma forma de entretenimento que ao longo dos anos tende a desaparecer, sendo a maioria deles “impossível” de jogar se não tiver as respetivas plataformas. Mas mais que guardar os jogos para jogar, a fundação pretende mesmo guardar toda a documentação disponível em torno dos mesmos, desde as iniciativas de promoção, o marketing da época, as embalagens onde eram vendidos os jogos, os documentos internos estratégicos, e tudo o que esteja relacionado para se poder contar a história. Sem um local para guardar os materiais, estes podem perder-se para sempre, é explicado no site oficial.

Entre os materiais disponíveis pela fundação é possível encontrar documentos e caixas dos jogos em alta-definição; código binário de jogos que foram verificados e limpos; materiais de PR, tais como press kits, imagens de preview dos jogos, incluindo trailers e outros materiais; revistas, newsletters e outros documentos impressos; documentos internos, notas, e outros materiais de bastidores utilizados durante a produção dos projetos.

Veja-se por exemplo a recém-descoberta de um código de Sim City para a SNES que nunca viu a luz do dia. A Nintendo licenciou o jogo à sua criadora original, a Maxis, tendo sido adaptado, mas nunca lançado. Esta semana esse misterioso código foi descoberto em protótipos plenamente funcionais, e vão ser disponibilizados para os fãs jogarem. O The Video Game History Foundation é o local onde este tipo de fenómenos da indústria deveriam ser preservados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.