Hoje assinala-se o Dia da Terra e a NASA tem um vasto conjunto de atividades temáticas para assinalar a data. Se ainda não tem planos alinhados a agência espacial tem uma proposta para si: porque não se tornar num cidadão cientista?

A NASA explica que há uma variedade de projetos onde pode participar. Mesmo que não se considere propriamente um cientista, pode fazer a diferença e ajudar os investigadores a ganhar uma melhor compreensão dos fenómenos do nosso planeta.

Clique nas imagens para mais detalhes

Conheça alguns dos projetos em que pode participar

As florestas de algas afirmam-se como um recurso natural importante, no entanto, estão em risco devido às alterações climáticas e ao crescimento das cidades costeiras. Através deste projeto poderá aprender a interpretar imagens de satélite de zonas costeiras e a identificar florestas de algas. As observações serão depois analisadas por outros cidadãos cientistas e especialistas, ajudando no processo de monitorização.

Através do projeto GLOBE Cloud Gaze poderá ajudar os cientistas a compreender o papel das nuvens no sistema climático da Terra e a tirar melhor partido dos dados recolhidos por satélites e observatórios terrestres. Nele aprenderá a identificar diferentes tipos de nuvens a partir de imagens recolhidas pelo programa GLOBE (Global Learning and Observations to Benefit the Environment).

O programa GLOBE tem também uma aplicação que lhe dá a possibilidade de fazer observações científicas a partir do seu smartphone. Toda a informação recolhida será depois comparada com dados recolhidos por satélites para ajudar os cientistas a fazer uma melhor interpretação do nosso planeta.

Os cientistas querem compreender o impacto das alterações climáticas nos lagos e respetivos ecossistemas. Se vive perto de lagos ou lagoas pode ajudar os investigadores através deste projeto.

Todos os anos, os deslizamentos de terra causam centenas de mortes, além de estragos em estradas, edifícios e outras infraestruturas. A NASA está a construir um extenso inventário de deslizamentos de terra e, neste projeto, poderá ajudar os cientistas a fazerem melhores previsões.

Quantos pinguins existem? Neste projeto é possível ajudar os investigadores a monitorizar os ecossistemas da Antártida, identificando colónias de pinguins em imagens de alta resolução do Google Earth.

Pode parecer um simples jogo, mas, ao participar no projeto desenvolvido pela NeMo-Net está a treinar um supercomputador. O objetivo é perceber que tipos de problemas é que os recifes de corais enfrentam, sobretudo com as alterações climáticas, e encontrar soluções.

Todos os interessados em assinalar do Dia da Terra como um cidadão cientista podem aceder a mais informação sobre os diferentes projetos apoiados pela NASA através do seu website dedicado à temática.