http://imgs.sapo.pt/gfx/185186.gif
Christopher Allbritton, antigo jornalista de tecnologia da Associated Press e do New York Daily News, espera chegar ao Iraque no início de Abril, para desempenhar a função de um repórter blogger independente. Se os cibernautas lhe cederem uma pequena quantia em dinheiro, Allbritton irá enviar-lhes fotografias e reportagens um dia antes de as publicar no seu blog, chamado Back
to Iraq 2.0. Os utilizadores-leitores podem assim transformar-se em
"editores" deste blogger e solicitar determinados tipos de histórias.
Neste momento, Allbritton encontra-se ainda a recolher fundos através do sistema PayPal. Actualmente, as doações equivalem a um total de mais de cinco mil dólares, mas tal como o repórter afirma, "viajar de avião para uma zona de guerra e ficar lá durante um mês com menos de 10 mil dólares é um
suícidio". Apesar do jornalista dispor de uma poupança pessoal de 1.500
dólares, o total ainda não é suficiente.
Enquanto a guerra não começa, Allbritton tem publicado algumas peças
sobre os preparativos e o ultimato dos Estados Unidos ao Iraque em que revela as inconsistências desta "campanha ideológica" e critica sempre que pode a invasão militar. Apesar de utilizar o formato de blog, este jornalista profissional independente faz um bom trabalho de selecção e filtragem, não saturando o leitor com mil e um links para artigos, reportagens, editoriais ou ensaios, como é comum acontecer neste tipo de publicações. Antes pelo contrário, Albritton dá ao leitor a informação que considera mais relevante, num estilo com substância e personalidade.
Para além disso, este projecto confere à actividade profissional de
freelancing todo um novo significado. Mas será que se pode criar uma ligação directa entre os leitores e o repórter? Poderemos ignorar completamente os jornais e revistas? Pode um jornalista ser totalmente independente?
Sites de dias anteriores:
18/03/2003
Acção para a inovação
A nova iniciativa PAXIS, gerida pela Comissão Europeia no âmbito do 6º Programa Quadro de C&T, pretende promover a transferência de conhecimento no processo de inovação. No site explicam-se os detalhes dos projectos abarcados pelo programa.
17/03/2003
Interacções com o computador
Movimentos imperceptíveis que fazemos para interagir com o computador, como copiar e colar dados ou mexer o rato, são o alvo da suite de aplicações Desktop Subversibles, que demonstram o potencial colectivo e colaborativo dessas actividades mundanas.
16/03/2003
Como através de um espelho
Já pensou como ficaria o seu site preferido reflectido num espelho? O Mirror Sytes mostra o efeito e em poucos segundos o inverso de todos os textos e imagens surge. Depois, o divertimento acaba por ai...
15/03/2003
Como a ética dos hackers está a influenciar os mercados
Substituindo a busca pelo dinheiro com a criatividade, a paixão e a comunicação em rede da cultura hacker, Hernani Dimantas apresenta uma reformulação do conceito de Marketing, mais virada para a população que habita e trabalha na Net.
14/03/2003
A base de dados dos Hotspots
Começou por ser uma tentativa de mapear os pontos de acesso wireless na cidade de Sydney, Austrália, mas rapidamente o NodeDB se tornou num serviço de localização de Hotspots em todo o mundo, contando com a ajuda dos seus utilizadores.
13/03/2003
Design online com qualidade "made in Portugal"
Para quem pensa que Portugal é um país atrasado no que toca às artes, a
revista digital Neozine é um projecto de dois designers portugueses que apresenta uma qualidade gráfica e um nível de conteúdos semelhante aos melhores sites mundiais.
12/03/2003
Aventuras na Web
Ajudar os alunos a utilizar a pesquisa em milhares de recursos disponíveis na Internet como forma de obter informação é um dos principais objectivos do site WebQuest, criado por Bernard Dogdge a partir da teoria com o mesmo nome.
11/03/2003
O mundo do software visto por Joel
Para quem é programador de software, o weblog/fórum de discussão de Joel Spolsky oferece um guia indispensável àquela actividade, já considerada por alguns como arte, que é o desenvolvimento de aplicações informáticas.
10/03/2003
Mobilidade no processo artístico
A Cultura como um vector de mudança é uma das ideias presentes no site art4eu, que encoraja a mobilidade dos jovens e a mistura de expressões. Com a ajuda de vários parceiros institucionais divulgam-se aqui programas de apoio a estes conceitos.
09/03/2003
Música electrónica para fins de tarde
Música para relaxar a mente e o corpo depois de um interminável dia de trabalho ou para acompanhar a labuta diária, o Downtempo é a banda sonora dos dias de hoje, criada através de um processo que mistura o corte e colagem electrónico com a música acústica.
08/03/2003
Por uma nova escola
O site "Por uma nova escola" foi relançado esta semana pela FENPROF e a CONFAP, duas associações de professores. Se no passado o site existia para divulgar o manifesto com o mesmo nome, agora os objectivos são mais latos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários