Embora a capital portuguesa tenha, desde 2016, um evento dedicado à linguagem computacional, o LX Scala Conference, a comunidade portuguesa de programação em Scala vai agora realizar a sua primeira iniciativa tecnológica no norte do país. O ScalaMeetUp, promovido pela consultora de TI Growin e pela plataforma de compras online Dott, terá como palco a cidade do Porto no próximo dia 3 de outubro.

O ScalaMeetUp Porto vai contar com oradores como Ivo Saraiva, Software Developer da Growin, que vai comparar três ferramentas que existem na linguagem de programação para o desenvolvimento de soluções na área das tecnologias da informação.

Quando se fala em linguagens de programação as primeiras que muito provavelmente lhe aparecerão na mente serão html, java, python ou até C++. Embora ainda não seja conhecida ao ponto de ser, por exemplo, ensinada em faculdades portuguesas, várias as empresas nacionais têm vindo a apostar em Scala, como a Growin Scala Academy.

Criada em 2001 por Martin Odersky, um especialista alemão em análise de código e linguagens de programação, e pela sua equipa da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, Scala é uma linguagem computacional que combina dois paradigmas: a programação orientada e a funcional.

Os aficionados nortenhos de Scala podem ficar a saber mais sobre o ScalaMeetUp Porto ao visitar a página do evento. Já os curiosos em relação à linguagem de programação podem  aprender mais no website da École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.