Esta é a lógica do Wiby, um motor de busca que assumiu a missão de indexar as páginas que foram criadas por académicos, techies e até lobbystas que nesta primeira fase da Internet foram os grandes criadores de conteúdos. Eram sites simples, mas os responsáveis pelo Wiby acreditam que eram mais completas do que a nova geração de websites que surgiu depois, e por isso querem mantê-as vivas.
Grande parte destes sites já não são indexados pelos grande motores de busca, sobretudo o Google que parece ter deixado de percorrer o histórico anterior a 2009, perdendo-se o acesso a estas "pérolas", muitas das quais não voltaram a ser atualizadas e estão já no canto da biblioteca da internet com mais pó e teias de aranha.
Com o Wiby pode voltar atrás no tempo e fazer uma pesquisa dos sites de antigamente. Ou simplesmente deixar-se surpreender e esperar que o site lhe apresente uma boa sugestão. E há muitas.
Se tiver alguma página ou blog ainda online que caiba nestes padrões pode sempre sugerir ao Wiby que a acolha na sua lista e há um formulário para submissão, mas têm de ser sites HTML simples, e de preferência não comerciais.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários