Na definição convencional de equipamento multifunções para uso em escritórios domésticos, é bastante raro encontrarmos modelos que sejam eficazes na impressão de fotografias. Estes dispositivos estão normalmente preparados imprimir – inclusive na dimensão A3 –, fotocopiar e digitalizar documentos, mas para materializar as imagens que são captadas pela câmara digital ou pelo smartphone a escolha recai sobre impressoras “especialistas” e que deixam de lado as restantes funcionalidades.

No entanto, existem hoje multifunções um pouco mais versáteis e com uma vocação fotográfica mais vincada, mesmo sabendo que os preços podem ser mais elevados que o normal. São modelos que apresentam tabuleiros de entrada e saída preparados para receberem papel fotográfico (até 250 gramas/m²), regra-geral, e que quase sempre contam com um sistema de tinteiros ou recargas de tinta que inclui uma unidade com tinta pigmentada e que proporciona a impressão de fotografias.

As dimensões do próprio equipamento podem “crescer”, especialmente nos casos em que é possível a impressão em tamanho A3, e é igualmente certo que as opções de conectividade saem reforçadas, visto que, tal como acontece com grande parte dos documentos “normais”, também as fotos ganham bastante com a possibilidade de imprimirmos à distância e a partir do smartphone. Aliás, há já uma grande franja dos utilizadores de impressoras que dispensa a ligação por cabo e até o computador.

Veja abaixo as multifunções escolhidas pelo SAPO TEK

Assim, é muito normal encontrarmos multifunções, uns mais “fotográficos” que outros, equipados com Bluetooth, Wi-Fi e Ethernet, lado a lado com outros suportes como o Google Print e o AirPrint, e até sem esquecer a ligação direta à cloud para o mesmo efeito e a ligação direta a apps móveis instaladas no tablet ou no smartphone.

De resto, a maior parte das funcionalidades que encontramos nos equipamentos multifunções prendem-se com as velocidades associadas a cada tarefa, da impressão à digitalização, e com “pormenores” que podem fazer a diferença: ecrãs táteis com menus intuitivos e que facilitam a configuração do dispositivo, facilidade de instalação dos cartuchos (ou de colocação da tinta) e o inevitável design, um atributo cada vez mais decisivo, visto que o grande objetivo passa por fazer com que este tipo de equipamento fique bem em qualquer escritório e até, eventualmente, numa sala de estar.

Confira na galeria de sugestões acima quatro equipamentos multifunções que as respetivas marcas indicam como sendo “especialistas” (também) na impressão de fotografias, tanto a partir do computador, como do terminal móvel ou da cloud. Todos apresentam características distintas e preços variados, em função das exigências de utilização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.