Ter um canal no YouTube e ter como objetivo diário ou semanal produzir um ou mais vídeos já não é apenas uma brincadeira, pode mesmo ser a principal atividade de muito produtores de conteúdos para a Web.

Mas é preciso começar por algum lado. Ainda para mais numa altura em que esta rotina não é propriamente novidade para muitos utilizadores do YouTube e em que a concorrência está bastante acima da média, tanto em quantidade como em qualidade.

Não duvidamos que tenha uma ideia fantástica para começar a criar vídeos para a internet. Mas o que queremos dizer com esta introdução é que deve começar a atividade tendo já salvaguardados alguns pontos essenciais para assegurar a qualidade do seu trabalho.

Claro que poder contar com uma boa câmara para o efeito é eventualmente a premissa principal que deve ter em conta, mas, por outro lado, há um fator que muitos youtubers e/ou vloggers descuidam numa primeira fase, acabando por remediar a situação a curto-prazo: o som.

Veja na galeria de fotos algumas soluções e os detalhes e preço

Ou seja, ter no setup de captação de imagem um microfone à altura da “missão” é indispensável, até porque o investimento não é assim tão grande, pois o preço médio de um modelo com boa relação desempenho/valor fica bem abaixo do que uma câmara apropriada para este tipo de tarefas.

Atenção, contudo: é importante tentar percebe de antemão que tipo de microfone vai precisar. E isso está relacionado com o tipo de vídeos e conteúdos que deseja preparar e divulgar na Web.

Indo um pouco mais além dos convencionais microfones de lapela, muitos deles fornecidos com webcams de outros tempos (e note que isto não quer dizer que este tipo de microfone não seja o formato certo para as suas necessidades de captação de som…),  dividimos as nossas sugestões da galeria acima em dois grandes grupos: os microfones “fixos”, que foram pensados para estarem “sossegadamente” instalados num setup, junto do computador e da câmara, entre outros equipamentos.

E também os microfones tipo shotgun, desenhados para serem instalados na câmara que normalmente é utilizada por um vlogger durante a captação de vídeo em movimento e em situações mais atribuladas. Este tipo de microfone inclui mesmo um formato compatível com a sapata da maioria das câmaras reflex e compactas mais avançadas, para facilitar a fixação.

A sapata é o encaixe na câmara onde podemos instalar acessórios como um flash externo, por exemplo, ou uma ocular eletrónica externa, caso a própria câmara não inclua uma unidade do género.

No caso dos microfones “fixos”, chamemos-lhe assim, existem vários modelos com características distintas, sendo que, mais recentemente, várias marcas de periféricos para jogos lançaram equipamentos do género que dão garantias não só de comunicações perfeitas durante as sessões de jogo como também uma captação de som de qualidade durante os streamings ao vivo de jogos, em tempo real, para a internet.

Entre várias outras características, interessa nestes casos que o microfone tenha um bom sistema anti-vibrações, fator que influencia sempre a qualidade do som obtido. Aliás, sendo este tipo de microfone baseado num sistema condensador, normalmente, permite obter uma captação de som mais nítida e eficaz, à partida, face aos normais microfones dinâmicos. Isto apesar de ser um equipamento bastante mais frágil e de incluir uma ligação USB plug and play, visto que é necessária alimentação.

Nos casos dos microfones tipo shotgun, normalmente podemos contar com um jack de 3,5 mm para ligação à câmara (verifique de antemão se esta inclui este tipo de ligação de áudio in) e, regra-geral, estes são microfones que não necessitam de bateria ou qualquer ligação de alimentação de energia. Tendem também a ser bastante leves e a incluir um revestimento que ajude a reduzir as interferências do vento.

Mas são muitos os pontos fortes destes géneros de microfone, bem como as marcas especializadas na criação deste tipo de equipamentos. Espreite as cinco sugestões que lhe apresentamos na galeria deste artigo. Este é um conjunto que pode muito bem incluir o seu próximo microfone ou servir de ponto de partida para encontrar a solução certa. Bons vídeos!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.