Chegámos àquela época em que as montras estão decoradas com morcegos, esqueletos, teias de aranha e claro, abóboras. A época de Halloween é cada vez mais popular, organizando-se festas temáticas, não faltando as fantasias com temas mais negros.

Mas para o caso de preferir ficar em casa e convidar amigos ou familiares para um bom serão no Dia das Bruxas, nada como entrar no espírito e jogar um jogo de terror. O SAPO TEK reuniu uma dezena de títulos onde não faltam assassinos, monstros ou fantasmas, a maioria deles vai fazê-lo dar muitos pulos na cadeira.

Procurámos uma maior abrangência possível, desde as novidades que chegaram este ano ao mercado, a outros que já têm alguns anos, mas que continuam a ser referências no género de survival horror. Pode encontra-los na maioria das plataformas, desde o PC, Switch, assim como consolas da nova e geração anterior PlayStation e Xbox.

O grande destaque vai para Alan Wake, que saiu na semana passada e trata-se de uma aventura de terror psicológico que está a ser muito bem-recebido. Há ainda clássicos como o Dead Space, Resident Evil, The Walking Dead e outros de produção indie. E como nem todos gostam mesmo de horror e também porque os mais pequenos têm direito ao seu jogo de Halloween, a lista inclui o excelente Luigi’s Mansion 3 para jogar na Switch.

Conheça as 10 propostas para o Halloween ao detalhe

1 - Alan Wake 2 – Remedy Entertainment – PC, PS5, Xbox Series X|S

Com mais de 10 anos de espera, os fãs de Alan Wake receberam há dias a sequela, bem a tempo do Halloween e já entrou para a lista dos melhores títulos de 2023, segundo os jogadores e crítica global. A nova aventura segue a história de Alan Wake, um escritor best-seller de novelas de horror, que tem a capacidade de dar vida à sua própria ficção. Na sequela, a personagem esteve preso numa dimensão alternativa por 13 anos. E para escapar, tem de escrever uma história de horror envolvendo uma agente do FBI chamada Saga Anderson.

Saga será a segunda personagem jogável neste survival horror, numa segunda história paralela. A narrativa tem sido elogiada pela excelente escrita, pelo ambiente negro sempre no fio da navalha e sobretudo pelo seu grafismo detalhado, sendo um dos títulos mais exigentes atualmente para o PC. Apesar dos protagonistas terem pistolas e armas de foco, a lanterna é o principal amigo. Prepara-se para dar saltos constantes na cadeira.

2 - Dead Space Remake – Motive Studio – PC, PS5, Xbox Series X|S

Lançado originalmente em 2008, a Electronic Arts decidiu criar um remake deste clássico de horror e ficção científica, ao leme da equipa Motive Studio. O jogador assume Isaac Clarke, o líder de uma equipa de mineiros espaciais que decidem investigar o que se está a passar numa nave espacial aparentemente abandonada. Mal se sabia que a colónia foi infestada por uma raça de monstros espaciais conhecidos como necromorfos, parasitas que absorvem e transformam os corpos dos humanos em aberrações horripilantes.

Com um ambiente permanente de cortar a respiração, inspirado na saga Aliens, o jogador tem de sobreviver aos monstros enquanto procura uma forma de escapar da nave. O problema é que tem de usar e melhorar as ferramentas que usa nas minas para se defender, sendo necessário desmembrar os inimigos para os eliminar. É certamente um jogo para os mais resistentes, mas deixamos o aviso que o gore é elevado nesta proposta e poderá não dormir devido a alguns eventos do jogo.

3 - Resident Evil 4 Remake – Capcom – PC, PS4, PS5, Xbox Series XS, Xbox One

Quando foi lançado originalmente em 2005 na Nintendo GameCube, a Capcom basicamente reinventava o género de survival horror, mudando a perspetiva de cenários fixos pré-render, para uma visão na terceira pessoa. O sucesso do jogo tornou-o também num dos melhores capítulos da longa série de horror da editora japonesa. E este remake apenas trouxe essa excelência para a atualidade.

Na pele de Leon S. Kennedy, terá de visitar uma vila espanhola para investigar o rapto da filha dos Estados Unidos da América. Mas a verdade é que a população de agricultores desta vila rural foi transformada em sanguinárias aberrações e zombies, conhecidos como Ganados. Estes têm um comportamento mais inteligente, capaz de comunicar e usar armas e armadilhas contra os jogadores.

4 - The Walking Dead: Saints and Sinners 2 - Skydance Interactive - PS4, PS5, Oculus Quest, Oculus Quest 2 e Oculus Rift

Se considera que os jogos frente ao televisor não são verdadeiramente assustadores, que tal experimentar um em realidade virtual? The Walking Dead: Saints and Sinners 2 transporta-nos para o famoso universo de Robert Kirkman que teve grande sucesso na banda-desenhada e televisão, num grau de imersão impossível sem uns óculos VR. Também pode experimentar o quarto, sétimo e oitavo de Resident Evil em versão VR, em alternativa.

Saints and Sinners 2 é uma aventura completa de exploração, oferecendo aos jogadores várias localizações para visitar. É preciso gerir os recursos, ter reflexos rápidos para detetar zombies que podem surgir de onde menos se espera. Tem de cumprir objetivos dados por outros sobreviventes para avançar na história.

5 - Layers of Fear – Bloober Team -  PC, PS5, Xbox Series X|S

A Bloober Team tem vindo a especializar-se em jogos de horror nos últimos anos, quando lançou Layers of Fear em 2016, que juntamente com Observer no ano seguinte puxaram para a ribalta o estúdio. Já adaptou Blair Witch e foi encarregue pela Konami para produzir o remake de Silent Hill 2. Com este histórico na manga, o estúdio decidiu recriar Layers of Fear, combinando as histórias dos primeiros jogos originais da série numa nova narrativa.

Com um ambiente de terror, Layers of Fear é uma espécie de carrossel de sustos, explorando cenários assombrados, enquanto procura resolver os puzzles para avançar no jogo. Não é o mais tenso da lista, por isso, pode ser uma proposta para quem não tem muita certeza se consegue lidar com os saltos na cadeira. Não quer dizer que não salte neste…

6 – Outlast - Red Barrels – PC, PS4, Xbox One, Switch

Os três fundadores da Red Barrels eram developers da Ubisoft Montreal, tendo trabalhado em títulos como Prince of Persia: The Sands of Time e o primeiro Assassin’s Creed. No novo estúdio, a série de horror Outlast recebeu aceitação dos fãs do género e tornou-se numa das sensações para jogar e transmitir em streaming, semelhante ao Five Nights at Freddy’s.

Outlast coloca os jogadores na pele de um jornalista de investigação que decide investigar um hospital psiquiátrico, localizado nas montanhas do Colorado. O jogo oferece uma atmosfera de cortar à faca, destacando-se sobretudo pelo seu terror psicológico, onde o ambiente sonoro tem um grande papel. É que o jogador não tem armas, tendo que ultrapassar todos os perigos de forma furtiva, escondendo-se dos inimigos nas sombras.

7 - Amnesia: Rebirth - Frictional Games – PC, PS4, Xbox One, Xbox Series X|S

O terceiro jogo da série Amnesia é passado em cavernas desertas e túmulos antigos. O objetivo do jogador é encontrar os seus colegas exploradores, mas a aventura de horror é um exercício de iluminação, uma vez que terá de ultrapassar os obstáculos com a ajuda de diversas fontes de luz, como candeeiros a óleo, velas ou tochas.

Terá de resolver puzzles e seguir as notas deixadas pelas personagens para avançar na história. O principal inimigo da protagonista Tasi Trianon é o seu medo, visível num medidor que vai aumentando. O medo aumenta quando caminha no escuro, o que a faz alucinar e ouvir sussurros na sua cabeça. E se encontrar uma criatura pela frente, terá de correr ou esconder-se.

8 - Until Dawn - Supermassive Games – PlayStation 4

Lançado em exclusivo para a PlayStation 4, Until Dawn presta homenagem aos filmes de culto sobre assassinos em série, como Sexta-Feira 13 ou Halloween. Um grupo de jovens que se encontra numa cabana numa montanha, mas estes começam a ser assassinados. O jogador controla todas as personagens, em momentos diferentes, e terá de tentar sobreviver às sequências com o assassino.

O objetivo é sobreviver à noite com o máximo de personagens, sendo que cada sequência altera o rumo dos acontecimentos, significando inúmeros finais possíveis. O jogo tem um ambiente misterioso e tenso, conseguindo agarrar o jogador do início ao fim desta aventura. E terá de finalizar diversas vezes para ver todos os trechos e obter os melhores resultados finais. A pergunta que se coloca é quem será o assassino?

9 - Alien: Isolation - Creative Assembly – PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Switch

Alien Isolation é uma aventura original em videojogo, mas situa-se na linha temporal dos conhecidos filmes. A aventura tem lugar 15 anos após os eventos do filme original de 1979 e centra-se em Amanda Ripley, a filha da conhecida protagonista Ellen Ripley. O objetivo é exatamente investigar o desaparecimento da sua mãe a bordo da estação espacial Sevastopol.

Procurando reproduzir o ambiente tenso do primeiro filme, Alien: Isolation tem apenas um xenomorfo a bordo, que vai aparecer em situações-chave as quais terá de sobreviver. É um jogo verdadeiro assustador, talvez aquele que lhe vai fazer saltar mais vezes da cadeira. Mas capta na perfeição os elementos marcantes dos filmes. O jogo funciona como uma espécie de gato e rato, em que é preciso usar abordagens furtivas para ultrapassar a aberração. No seu lançamento, o jogo foi elogiado pela sua direção artística, o ambiente sonoro e a IA do alien.

10 - Luigi’s Mansion 3 - Next Level Games – Switch

Luigi’s Mansion 3 não é de todo um jogo de terror, mas tem um ambiente bastante alusivo ao Halloween, o que permite aos jogadores sensíveis ou os mais pequenos terem também um jogo temático para esta época. Luigi regressa com o seu aspirador para apanhar fantasmas na nova mansão assombrada, neste caso um hotel. Terá de resolver puzzles para encontrar todas as assombrações do local, muitos deles não passam de lençóis voadores.

A aventura é muito divertida, apresentando novas mecânicas, tais como a capacidade de criar um clone de ectoplasma de Luigi para o ajudar a apanhar os fantasmas. Tem ainda suporte multijogador, tanto cooperativo como competitivo para jogar com amigos.