Nas lojas da especialidade encontra inúmeras opções relacionadas com fotografia, a maioria relativa à edição de imagem, muitas sobre "montagem", várias sobre aplicação de molduras a fotos para publicação nas redes sociais ou envio por email e algumas para fazer do smartphone ou tablet um porta-retratos.

A escolha do TeK, desta vez, vai para o último dos itens mencionados, com a apresentação de três sugestões, experimentadas em modo "câmara rápida": DayFrame, Photo Frame e PhotoSlides.

A DayFrame largou muito recentemente a versão beta, e tem feito sucesso entre a comunidade de utilizadores, a julgar pelos números e comentários apresentados na sua página online da PlayStore.

A aplicação pode ir buscar fotos a uma variedade de fontes, desde as redes sociais como Facebook, Instagram, Tumblr, Flickr, Dropbox, Google+ e Twitter, mas também a blogs e galarias de artistas. Claro que tamébm é possível recorrer às imagens guardadas no telemóvel ou no tablet.

Logo que as fontes de imagem estejam selecionadas, a aplicação mostra a coleção inteira em "modo Pinterest", bastando tocar no botão play para iniciar a apresentação.

Antes poderá definir algumas funções, como o Timer, que permite ao utilizador escolher a melhor altura para o screensaver com a apresentação se ligar, mas pode também definir aspetos relativos às opções de rede e de utilização da bateria.


A app PhotoFrame começa com um tutorial sobre as suas funções básicas. Fechado o tutorial, o primeiro passo é a escolha da fonte das fotografias.

Face à aplicação mencionada anteriormente, o "cunho pessoal" é maior, já que as escolhas são muito mais alargadas do que na aplicação mencionada anteriormente.

As fotografias podem ser selecionadas por pastas ou uma a uma e o utilizador tem opções para definir o tempo que demora cada slide, efeitos de transição, opções relativamente ao texto, ordenação de fotos, etc.


A terceira e última sugestão surpreendeu logo de início, mas não pela positiva. A Photo Slides foi imediatamente buscar as fotos guardadas no telemóvel assim que foi aberta, sem qualquer outra "intervenção" - vamos pensar que aconteceu porque aquela tinha sido a última pasta a ser utilizada…

Tocando nas imagens surgem as opções de configuração da apresentação, mas precisamente no símbolo do canto inferior esquerdo da foto. As funções são as habituais: duração de cada slide, ordem das fotos, efeitos de transição ou de apresentação da imagem.

Também é possível fazer escolhas quanto ao redimensionamento automático das imagens ou aplicar filtros à apresentação quanto à posição do telefone.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.