Os smartphones e portáteis estão cada vez mais “funcionais” e bem equipados em termos de ecrãs e componentes, pelo que, consequentemente, acabam por consumir um pouco mais de energia do que era habitual há umas gerações atrás. Isto apesar de a maioria dos fabricantes fazer agora um esforço para incluir nos terminais baterias com cada vez mais capacidade.

Inevitavelmente, sempre que não existir por perto uma tomada elétrica ou outra forma de recarregar energias, a utilização dos equipamentos portáteis fica desde logo em risco ao fim de algumas horas. Ainda para mais quando a maioria dos utilizadores já não dispensa os jogos, a fotografia e o vídeo em streaming a partir da Web, atividades que, regra-geral, contribuem bastante para a redução da autonomia disponível num equipamento móvel.

Nesse sentido, encontra aqui cinco medidas ou conselhos, se assim lhe quiser chamar, a que pode recorrer para economizar energia no seu smartphone, tablet ou portátil. Isto numa primeira instância, já que as mesmas dicas são válidas para os momentos em que sabemos que vamos ficar sem bateria e nos quais fazemos tudo para ter mais uns minutos de utilização.

Por outro lado, há ainda três “defesas” contra o esgotar de energia nos terminais móveis que defendemos e que desde já aconselhamos a utilização. A primeira é a aquisição de um powerbank, acessório indispensável nos dias que correm caso seja um utilizador mais intensivo do smartphone, do tablet ou até do portátil. E deve procurar um modelo que seja rápido a acumular energia e que seja adequado às necessidades elétricas do equipamento móvel em causa.

O ponto seguinte é a possibilidade de recarregar energias através do isqueiro do carro. Pode usar o mesmo cabo USB que utiliza para a recarga da bateria do dispositivo, mas com o apoio especial de um adaptador que garante a “ponte” com o isqueiro do carro. Conselho extra: quando não está a recarregar a bateria do smartphone desta forma, desligue o adaptador do isqueiro do automóvel. Manter este acessório ligado ajuda a descarregar a bateria do carro…

Por fim, pode sempre adquirir baterias extra, tal como faz com a câmara fotográfica, por exemplo. Esta é uma solução não tão dirigida ao smartphone ou ao tablet, que normalmente não possibilitam a troca da bateria, mas mais ao portátil. Atenção, contudo: a troca da bateria implica desligar o portátil ou coloca-lo em suspensão.