Cave, jardim e aquele quarto mais longe do escritório… São estas as zonas “mortas” de sua casa no que diz respeito a cobertura do sinal da sua rede Wi-Fi? Mesmo que sejam outras e não estas, é sempre bastante incómodo notarmos demasiados “soluços” nos vídeos em streaming a partir do Netflix ou aquele lag fatal nos jogos online.

Antes de contactar a sua empresa fornecedora de internet e, consequentemente, do router/modem que utiliza, fique a saber que existem alguns procedimentos rápidos que pode executar na tentativa de melhorar o sinal da sua rede sem fios.

Por outro lado, se ainda assim não tiver sucesso na demanda, existem depois alguns recursos a que pode recorrer para melhorar a estrutura da rede propriamente dita e assim conseguir ter o sinal na força máxima em qualquer ponto da casa e em qualquer equipamento que deseje ligar para aproveitar em pleno jogos online e conteúdos multimédia em ultra definição.

 

São essas pequenas dicas que temos na galeria acima, sem entrarmos em grandes pormenores técnicos e primando pela rapidez sem execução. Queremos que perca o mínimo de tempo possível no processo de tentar melhorar o desempenho da sua rede.

“Pequenos” pormenores

Com as indicações e os equipamentos que figuram nas simples sugestões que lhe deixamos acima, há pequenos pontos e características que podem fazer a diferença na forma como o sinal de rede sem fios pode chegar a todos os pontos de sua casa.

Por exemplo, poder contar com um router Wi-Fi com tri-band 802.11ac, substituindo o equipamento fornecido pela operadora, é sempre uma mais-valia, sendo que alguns modelos conseguem analisar automaticamente o sinal wireless e escolher, em função disso, o canal menos congestionado.

Do mesmo modo, outras funcionalidades avançadas são capazes de dar mais controlo ao utilizador mais entendido no assunto, ao mesmo tempo que, junto dos menos experientes, a gestão de todos os equipamentos ligados pode ser igualmente automática.

O objetivo? Gerir o tráfego em função das necessidades de cada ponto de ligação na rede – se os filmes 4K em streaming e/ou os jogos online requerem maiores velocidades, largura de banda e atribuições de pacotes de dados, o sistema trata de fazê-lo devidamente. E o utilizador não precisa de preocupar-se seja com o que for. Espreite as simples dicas na galeria acima.