Os muitos tipos de equipamentos tecnológicos que utilizamos diariamente têm uma característica transversal: estão sujeitos a uma velocidade estonteante de evolução e mudança. O que hoje é atual e recente, amanhã já pode ser algo quase “perdido” no passado.

Mas há tendências que se têm mantido no topo das prioridades de quem usa tecnologia, sendo a captação de fotos e vídeos uma das mais importantes nos últimos 10 anos, por exemplo.

Assistimos a uma incrível e crescente necessidade de registar e partilhar o nosso dia a dia, o que ajuda a transformar o smartphone no recurso mais utilizado para captar imagens, fortemente apoiado por serviços e outros equipamentos que resolvem a questão do armazenamento de ficheiros.

As câmaras digitais, essas, ficam assim reservadas a utilizadores mais entusiastas e/ou profissionais, do mesmo modo que as actioncams continuam a dar cartas nos momentos mais radicais e extremos, por outro lado.

Seja como for, há um pressuposto que continua atual e sobejamente importante: todas as imagens e vídeos que captamos podem e devem ser armazenados de forma organizada e eficaz, para que os riscos de perder ficheiros e informação sejam reduzidos a zero sempre que possível.

Já várias vezes aqui pelo TEK fizemos referência a diversos métodos, sistemas e equipamentos destinados à realização de backups dos seus ficheiros mais importantes. Desta vez, contudo revelamos sete “regras” a que obedecemos no nosso dia a dia relativamente às muitas fotografias e vídeos que captamos, seja em trabalho ou em lazer.

E tanto faz que sejam estes conteúdos sejam captados com o smartphone durante a “correria” do dia a dia, com a câmara reflex durante uma sessão de fotografia mais criativa ou com o drone em pleno voo telecomandado.

O grande objetivo é ter todos os nossos registos de fotos e vídeos salvaguardados no mesmo suporte, serviço ou plataforma online. Espreite as sete dicas que compõem a galeria acima, há certamente uma ou outra que pode ser útil no seu quotidiano fotográfico…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.