Assinala-se hoje o dia mundial do turismo, uma data que um pouco por todo o mundo dá pretexto para realizar atividades em museus, parques, hotéis, restaurantes, entre outros. Em Portugal serve também para relançar uma campanha que pretende convencer os portugueses a fazerem férias cá dentro. A mensagem é simples: férias cá dentro evitam a "exportação" do investimento realizado pelos portugueses em dias de descanso.


Aqui no TeK também assinalamos a data e alinhamos um conjunto de moradas que podem transformar-se em preciosas ajudas quando estiver a preparar a sua próxima escapadela. O tema não é novo, como não são algumas das moradas que aqui apontamos. Mas as que prevalecem dignas de destaque têm feito um esforço para aprimorar cada vez mais a oferta e fornecer mais e melhor informação.


Começamos pelo óbvio, o Visit Portugal, o Portal Oficial do Turismo de Portugal. Ao longo dos últimos anos tem melhorado consideravelmente na quantidade e na relevância da informação que disponibiliza. Quem por lá passa pode optar por procurar experiências ou destinos.
Na nossa perspetiva a área de experiências é a que devolve resultados mais interessantes.

Romance, energia, férias de verão, golfe, gastronomias e vinhos são algumas das opções. O site conta também com uma área dedicada às aldeias histórias é certamente informação de interesse para quem quiser preparar um roteiro a estes centros de tradições portuguesas. Para as diversas sugestões encontra propostas para comer e dormir.


Quem anda à procura de informação mais específica sobre determinada região pode também ir direto às versões regionais do Visit Portugal. Escreva visit+região em questão no motor de busca e vai lá dar rapidamente.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Verá que nem todas as regiões estão a tirar partido desta ferramenta de promoção turística da mesma forma, mas mesmo assim vale a pena anotar os endereços nos favoritos. Se estiver a pensar visitar os Açores, por exemplo, é muito provável que encontre informação útil no site oficial, bastante abrangente em termos de conteúdos disponíveis.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Fora da oferta oficial as propostas para que fique a saber o que de melhor há para ver e fazer em Portugal são diversas. O Portugal Live é um exemplo. Para além de algumas informações básicas, mas úteis, como mapas ou informação sobre o tempo, o site reúne sugestões de locais a fazer e atividades a não perder nas diversas regiões do país. Dados que estão também reunidos em agendas culturais para várias regiões do país. Há ainda muitas imagens, que dão a conhecer as diversas regiões (ou pelo menos algumas delas) e um diretório de hotéis.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mas se é de alojamento que anda à procura há mais endereços que vale a pena anotar nos favoritos, como o Mais Turismo, especializado nesta área da hotelaria. No site é possível encontrar alojamento através de uma pesquisa que pode ter em conta diversas características dos espaços (ligação à Internet, televisão nos quartos, jardim, etc) ou mesmo o próprio tipo de alojamento: hotel, turismo rural, hotel rural, entre outros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Criado em 2003 para "dar cobertura" à zona do Estoril, o Guia da Cidade está agora no país todo e também merece hoje o nosso destaque. Para cada região do país o site oferece uma seleção de propostas de locais a visitar. Junta aos monumentos e ao registo da herança histórica informação de agenda, que permite estar a par de atividades agendadas para várias regiões. Disponibiliza também informação sobre restaurantes e alojamento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Fechamos esta breve ronda pelo país com duas notas para outras tantas moradas onde pode encontrar informação sobre turismo rural e turismo de habitação. Se gosta de descobrir o país e dormir em espaços mais acolhedores, muitas vezes também eles testemunhos da tradição, vale a pena anotar o endereço do Center, uma central de reservas que junta esforços da Associação do Turismo de Habitação e da ATA -Associação do Turismo de Aldeia para ajudar a promover projetos nas duas áreas. Aldeias de Portugal, Solares de Portugal e Casas de Campo são as principais marcas representadas na plataforma.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Visando o mesmo tipo de ofertas, mas reunindo propostas de um leque alargado de proprietários, deixamos uma nota para o Portugal Rural. Criado em 2005, reúne propostas que se espalham um pouco por todo o país. A organização da oferta disposta sobre um mapa permite ter uma noção imediata de quantas propostas estão disponíveis para cada região.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.