Com o lançamento do ChatGPT da OpenAI a popularidade das ferramentas que recorrem a Inteligência Artificial cresceu exponencialmente e hoje é possível encontrar na Internet uma variedade de soluções capazes de o ajudar em múltiplas tarefas, incluindo a ser mais produtivo.

A pensar em precisa de um “boost” de produtividade reunimos oito ferramentas com IA, entre opções gratuitas e pagas. Nesta seleção poderá encontrar soluções na área do design e edição de imagem, na organização de tarefas, na criação de conteúdo, na pesquisa para projetos de investigação, assim como assistentes para reuniões de trabalho.

Clique nas imagens para ver 8 ferramentas de IA que o vão ajudar a ser mais produtivo 

  • Canva Visual Suite

Recentemente, a bem conhecida plataforma de design estreou um conjunto de ferramentas alimentadas por IA que dão aos utilizadores novas capacidades, seja a nível de criação e edição de imagem, mas também no que toca a vídeos, apresentações, animações e texto.

Em destaque estão funcionalidades como a Magic Design, que cria uma variedade de templates prontas a utilizar quando carrega uma imagem para a plataforma. Ainda na edição de imagem, a Magic Eraser e Magic Edit permitem remover elementos e trocar objetos por outros e através da Text to Image é possível gerar imagens a partir de texto.

A Magic Write, que permite gerar conteúdo a partir de ideias ou frases, é outra das ferramentas em destaque e, além de documentos, pode ser usada na funcionalidade de texto incluída nos diferentes elementos da Canva Visual Suite.

  • Krisp

A Krisp é uma aplicação, disponível para Windows e MacOS, assim como para Android e iOS, que recorre a IA para reduzir o ruído nas reuniões virtuais e videochamadas. O sistema desenvolvido pela Krisp foi treinado para reconhecer vozes e detetar ruídos exteriores, eliminando-os do áudio que está a ser transmitido. A Krisp é compatível com vários tipos de aplicações de videochamada e videoconferência, além de microfones, headsets e altifalantes.

Ainda no final do mês passado, a Krisp lançou um novo assistente inteligente para reuniões. O AI Meeting Assistant permite transcrever as reuniões em tempo real, sendo também capaz de fazer resumos e de tirar notas das conversas. Para já o AI Meeting Assistant conta apenas com suporte à língua inglesa, no entanto, a empresa tenciona trazer suporte a mais línguas em breve.

  • Notion AI

As ferramentas de IA podem também servir como um útil aliado para quando precisa de ajuda na escrita e a Notion AI enquadra-se nesta categoria. A ferramenta, desenvolvida pela Notion, quer afirmar-se como uma espécie de ajudante de escrita concebido para quando os utilizadores não sabem muito bem por onde começar os seus projetos ou para quando sentem que não conseguem avançar.

Como explica a empresa, a Notion AI permite criar resumos com pontos-chave, fazer “brainstorming” de ideias, fazer rascunhos, fazer correções ortográficas e gramaticais, assim como traduções, com suporte a línguas como inglês, espanhol, francês, português, alemão, italiano, alemão, chinês, japonês e coreano. Esta ferramenta é paga, com um preço de 10 dólares por mês.

  • Airgram

Sente dificuldade em tirar notas durante reuniões e não consegue concentrar-se no que está a ser dito, acabando por perder detalhes importantes? Deixe a Airgram tratar do trabalho por si. Esta ferramenta usa IA para transcrever automaticamente o que está a ser dito em texto.

A Airgram dispõe de suporte a oito línguas, incluindo português, além de inglês, espanhol, alemão, francês, russo, japonês e chinês. As transcrições geradas pela ferramenta podem ser editadas consoante as necessidades dos utilizadores e até exportadas para plataformas como a Notion ou aplicações como o Slack.

Além das funcionalidades de transcrição, a Airgram conta com funcionalidades de colaboração entre membros de equipas e de gravação das videoconferências e de partilha de momentos importantes das mesmas. A ferramenta conta com um modo gratuito e com dois planos pagos, com preços a começarem nos 8,99 dólares por mês.

  • Trevor

Nem sempre é fácil organizar tudo que tem para fazer, mas ferramentas como a Trevor prometem ajudá-lo. Através dela é possível organizar as tarefas e projetos em “blocos” de tempo, que podem ser ordenados consoante as suas prioridades. As listas de atividades podem ser sincronizadas com o seu calendário da Google ou do Outlook e, se usa a aplicação Todoist também a pode integrar na ferramenta.

A pensar em quem precisa mesmo de se concentrar nas tarefas que tem para fazer, a Trevor dispõe de um modo “Deep Work” que lhe apresenta um plano de ação para o ajudar a avançar mais rapidamente.

A Trevor é também capaz de aprender com os hábitos de quem a utiliza, gerando sugestões para que seja mais produtivo. Para lá de um modo gratuito, a ferramenta tem uma versão Pro, com funcionalidades adicionais, com um preço de 3,99 dólares por mês ou de 29,99 dólares por ano.

  • genei

A genei foi especialmente concebida para quem está a fazer projetos de investigação e conta com funcionalidades que dão aos utilizadores a possibilidade de organizarem e gerirem a informação de modo mais eficiente e produtivo.

Esta ferramenta com IA ajuda-o a pesquisar por informação relevante para os seus projetos, analisando páginas online, assim como documentos e ficheiros. A genei permite também gerar resumos do conteúdo em questão, apresentando também palavras-chave e referências.

Note que a genei é uma ferramenta paga, com dois modos disponíveis: Basic, por um preço de 3,99 libras por mês, e Pro, com um preço de 15,99 libras por mês. Em ambos os casos há um período gratuito de experimentação de 14 dias.

  • Mem

De modo semelhante à Trevor, a Mem é também uma ferramenta de organização de tarefas e projetos. Criada tanto para utilizadores únicos como para equipas, a Mem recorre a IA para criar um espaço de trabalho personalizado e que se adapta às necessidades de quem a usa.

Através desta ferramenta pode apontar todas as suas ideias, complementando-as com links para websites e plataformas online, assim como tarefas, que podem ser sincronizadas com o seu calendário ou email.

A Mem trata depois de unir todos os pontos e de dar uma ajuda na organização do conteúdo. A IA que alimenta a ferramenta permite também relembrar de informação importante que introduziu anteriormente, além de gerar resumos e textos. Há um modo gratuito, assim como vários planos pagos, com funcionalidades adicionais e preços a começarem nos 8 dólares por mês.

  • TinyWow

A TinyWow é conhecida pelas suas capacidades de conversão de ficheiros e de edição de imagem e vídeo que podem ser facilmente utilizadas diretamente no browser, quer esteja no computador ou no telemóvel. Mas sabia que esta plataforma tem também uma ferramenta gratuita com IA para textos?

A ferramenta foi feita para quem precisa de um impulso extra de inspiração, assim como para quem sente alguma dificuldade em começar a escrever um determinado projeto. Na AI Write poderá encontrar uma variedade de opções disponíveis que podem ser depois editadas e adaptadas consoante as suas necessidades.