Com a diversidade de informação a que a Web nos habituou é por vezes difícil manter um olhar atento a todas as notícias que interessam nos principais sites. Os leitores de RSS (Really Simple Syndication) dão uma ajuda preciosa, embora não substituam totalmente a visita aos sites para ler as notícias mais importantes.

Os principais sites noticiosos já aderiram ao RSS há alguns anos, mas muitos leitores ainda não tiram partido das ferramentas para subscrever (de forma gratuita) os serviços. O TeK mantém um feed de RSS (nome que se dá ao serviço de disponibilização das noticias em formato legível pelas ferramentas de RSS) e conta com um número elevado de subscritores, que ultrapassa a centena de milhar no Reader do Google, como pode verificar neste link http://www.google.com/reader/view/#directory-search/sapo%20tek//0. Mesmo assim é comum recebermos pedidos de informação de leitores que querem assinar os nossos feeds.

Tal como outros grandes sites internacionais, o SAPO também mantém feeds de RSS para várias áreas. Para além das Notícias o serviço abrange os Blogs, Fotos e Vídeos.

Para utilizar os serviços de RSS é preciso começar por escolher um leitor, o que dependerá do sistema operativo que utiliza mas também do seu gosto pessoal. Há duas possibilidades diferentes, que passam pela instalação da ferramenta no computador ou a opção por um leitor Web, que a nosso ver é mais adequada para quem quer poder ver as “suas” noticias a partir de qualquer computador, sem precisar de novas configurações. Por isso deixamos duas sugestões.

Google Reader

Entre os leitores de RSS disponíveis na Internet vale a pena experimentar o Reader do Google, onde tem uma grande variedade de áreas de notícias e “pacotes” pré-definidos segundo os gostos, o que simplifica o trabalho de escolher a fonte e subscrever o conteúdo.

Os Geeks podem encontrar um pacote Geeky, mas há também de Tecnologia e de notícias mais gerais. Claro que os “pacotes” são dirigidos ao público anglófono, mas com uma pesquisa pode encontrara outros feeds de RSS. É o caso do TeK, bastando fazer uma pesquisa por SAPO TeK para encontrar e subscrever o feed das nossas notícias.

RSSOwl
Do lado dos leitores a instalar no computador uma das opções é o RSSOwl, que está disponível para diferentes sistemas operativos e já vai na versão 2.0. Basta escolher a versão certa e descarregar, instalando no computador e subscrevendo depois os feeds dos sites que costuma acompanhar.

Para adicionar um site basta escrever o endereço do feed de RSS e juntá-lo a um grupo. Normalmente os sites que têm feeds RSS usam o símbolo e fazem uma explicação do serviço, por isso devem ser fáceis de localizar.

No caso de canais dentro de sites, é por vezes mais complicado encontrar a informação, como acontece com o TeK, cujo endereço de RSS é http://rss.sapo.pt/tek/.

Tem ainda a possibilidade de subscrever os feeds de RSS no browser, o que está disponível nos navegadores de nova geração, como o Internet Explorer, o Firefox e o Safari. Aqui o RSS funciona quase como as bookmarks, mas continua a ter a desvantagem de estar "agarrado" a um único computador onde estão as suas predefinições.

Esperamos que estas indicações possam ser útis e ajudem a melhorar a forma como acompanha as suas fontes de notícias, mas não se esqueça que vale a pensa sempre continuar a abrir as páginas, já que as notícias completas só são vistas nas páginas Web, transmitindo os RSS apenas um resumo da informação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.