Dizem que quem canta os seus males espanta! Não terá grande ciência o dito popular mas a verdade é que cantar está normalmente associado a boa disposição, momentos de lazer e a fazer rir os amigos. Enfim, galhofa! Isto partindo do princípio que não estamos a dirigir-nos a um profissional, até porque esses não precisam da ajuda que vamos dar hoje: todo um novo repertório musical à distância de um clique.



É isso que lhe propomos. Renove as músicas que costuma cantar aos amigos e à família. Não, não estamos a fazer a sugestão por termos recebido algum pedido especial dos seus ouvintes, mas mesmo assim é sempre bom renovar. Para quem divertimento não costuma ser sinónimo de cantorias lá em casa ou karaoke, fica a dica: pode ser uma nova forma de descomprimir, só tem de saber algumas letras antes de pôr à prova esse instinto artístico.



A nossa primeira referência é o Vaga Lume. Aqui o difícil é escolher. Estão disponíveis mais de um milhão de letras. E não estão apenas à disposição as letras originais, há também milhares de letras em inglês, alemão e espanhol traduzidas para a língua de Camões, já que o site é brasileiro.

Resultado do projecto Natura da Universidade do Minho, pode também encontrar na Internet um Arquivo de Música de Língua Portuguesa. Será talvez a melhor forma de encontrar músicas tradicionais, mas também temas contemporâneos de vários estilos musicais.



Passando às ofertas em língua inglesa podemos destacar o Song Lyrics. A novidade mais recente do site é o motor de busca que permite a pesquisa de letras, com o objectivo de tornar mais rápida a obtenção de resultados. Se quiser transformar a sua música preferida num toque para telemóvel, também pode.

Para aqueles momentos mais românticos saiba que também existem sites que não o fazem perder tempo e permitem ir logo directo ao assunto e pesquisar aquilo que procura num universo onde todas as letras catalogadas falam de amor. É o caso do Romantic Song Lyrics.



Para a criançada existe igualmente muito material de cantoria disponível online, em português. Uma das opções vem também da Universidade do Minho e do projecto Alfarrábio. Permite descobrir algumas das canções infantis mais conhecidas e até como se tocam, para o caso de estar a pensar num serão mais elaborado. Nos sites internacionais também pode encontrar letras infantis, e não só, em português.

A oferta de letras musicais na Internet é muito vasta e com um simples pesquisa verá que há muito mais a conhecer do que aquilo que aqui reunimos. Importante é fugir dos pop-ups, que em muitos destes sites são quase mais óbvios que qualquer outro conteúdo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.