Em tempo de crise, ou não, fazer uma gestão inteligente do orçamento é sempre uma boa ideia. Há muitas formas de o fazer, umas com melhores resultados que outros. Talvez uma das formas mais simples seja testar várias alternativas antes de tomar uma decisão e neste campo a Internet está recheada de ferramentas que podem ajudá-lo. Hoje partilhamos alguns endereços para simuladores online, quase sempre de acesso gratuito, que podem ajudá-lo a tomar melhores decisões, em várias áreas.

O Roaming Light foi recentemente lançado pelo regulador das comunicações e visa facilitar o acesso dos consumidores a informação sobre tarifas de roaming no espaço da União Europeia, um tema que está prestes a ter actualizações, quando no próximo dia um de Julho entrarem em vigor novos preços para as comunicações de voz e dados. Através da plataforma é possível contactar o operador e solicitar informação sobre os preços das chamadas a partir de um destino europeu que pretenda visitar.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475579.gif

Mas se este tema é mesmo do seu interesse e se pretende ter uma visão mais genérica dos preços praticados em roaming pelos operadores portugueses, numa perspectiva de comparação com a realidade internacional da UE, não deve deixar de passar pelo site que a Comissão criou. Aqui mostram-se todos os preços e explicam-se as alterações que têm vindo a ser feitas ao longo dos últimos anos em matéria de comunicações internacionais no espaço europeu.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475575.gif

Mas voltando ao cenário nacional e mantendo o foco nas comunicações móveis, esta não é a primeira vez que a Anacom ajuda os consumidores a escolher a melhor tarifa móvel. Também o faz através do Observatório de Tarifários. Neste caso, a ajuda dada ao consumidor é para uma melhor orientação na escolha do seu tarifário para o mercado doméstico. Tenha apenas em atenção que os preços ali disponibilizados foram actualizados pela última vez em Setembro do ano passado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475573.gif

Na página de Internet da Deco também pode simular consumos e escolher a solução de telecomunicações que melhor se adequa a si, já que esta é uma das áreas visadas pela extensa lista de simuladores que a Associação de Defesa do Consumidor disponibiliza, uns de forma livre e outros de acesso restrito. As áreas cobertas são vastas: poupanças; electrónica e telemóveis, direitos, casa, ambiente e automóvel são algumas delas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475583.gif

Para várias outras áreas é possível encontrar ferramentas de simulação gratuitas e úteis para quem gostar de planear e de não ser apanho desprevenido. Por exemplo, na página de Internet da Anecra é possível saber quanto vai custar o Imposto sobre Veículos deste ano.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475580.gif

Nas utilities, site da Epal e da ERSE ajudam-no a perceber que tipo de consumidor é, de água e electricidade. No primeiro poderá também perceber onde estão os pequenos desperdícios do dia-a-dia e como pode fazer uma gestão mais eficiente da água que passa por si.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475581.gif

No simulador disponibilizado pela entidade reguladora do mercado eléctrico é possível explicar que equipamentos eléctricos utilizada, respectivos consumos, e com base nisso definir a potencia que deve contratar.

http://imgs.sapo.pt/gfx/475582.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.