Numa altura em que os smartphones e as lojas de aplicações estão definitivamente na moda, ganhando cada vez mais adeptos e soluções, multiplicam-se os artigos, receitas e sugestões para ajudar os utilizadores a encontrarem aquelas que melhor se adequam às suas necessidades.

Sem duvidar de que a utilidade deverá ser o critério a presidir à escolha, existem outros que podem ajudar a decidir quais as soluções que vale a pena descarregar para o telemóvel. Uma das boas estratégias consiste em tirar partido da experiência daqueles que já usaram o software em questão.

É com essa ideia em mente que hoje damos conta de alguns dos vencedores de uma iniciativa à escala internacional que anualmente elege as melhores aplicações móveis. Tradicionalmente, a seleção era reservada a soluções para o sistema operativo móvel da Apple, mas este ano passou a destacar também as melhores aplicações para Android.

Parece-nos prudente a mudança de estratégia, num cenário em que a plataforma conta com cada vez mais utilizadores e o Android Market já disponibiliza, pelo menos, com 350 mil aplicações para download. O valor é proposto pelo site de estatísticas App Brain, mas se nos dirigirmos, por exemplo, ao Androlib, as estimativas sobem para 600 mil.

À semelhança do que faz a Google, também a Apple opta por não revelar dados oficiais e precisos sobre o número de aplicações disponíveis na App Store, garante, porém, que são "mais de 500 mil".

Com uma oferta tão vasta, não é difícil cair em desânimo na hora de escolher, pelo que vale a pena saber quais as soluções "melhor cotadas" entre a comunidade. As próprias lojas de aplicações têm por hábito oferecer uma seleção de "escolhas do editor", de apps mais descarregadas ou de novidades, por exemplo, mas hoje propomos-lhe uma inspiração diferente: os Best App Ever Awards.

A iniciativa que tem como objetivo encontrar aquelas que são as melhores aplicações na opinião dos utilizadores, aposta numa divisão em categorias, que conta com mais de uma centena de secções e se apresenta como um verdadeiro catálogo - que pode ser um bom ponto de partida para quem não sabe por onde começar.

Na impossibilidade de dar destaque a todas, vamos escolher e partilhar aqui algumas das que mereceram a nossa atenção, começando por referir a proposta portuguesa que arrecadou seis prémios na edição deste ano da iniciativa, o HotZnow, tema de um artigo que publicámos ontem.

Na mesma categoria de melhor aplicação baseada em geolocalização em que o serviço made in Portugal conseguiu o bronze foram escolhidas como vencedoras o Instagram (para iOS) e o Poynt (para Android).

[caption]Instragram[/caption]

A primeira - considerada um verdadeiro fenónomeno de popularidade, com 15 milhões de utilizadores, e revestida de maior interesse para utilizadores em território nacional - apresenta-se como uma solução que permite adicionar efeitos às fotografias que as aproximam de capturas saídas de câmaras antigas, como as Lomo.

Popularidade à parte, passamos aos destacados na categoria de "aplicação mais inovadora": um software para criação de aplicações interativas que tiram partido das capacidades do iPad, chamado Codea, e o On Live, para smartphones e tablets Android.

O On Live, classificado como um "revolucionário novo conceito", permite aceder de forma instantânea a um leque alargado de jogos on demand, sem necessidade de downloads nem "limitações ao nível do desempenho", prometem os criadores. Só é compatível com versões do Android posteriores à 2.3 e por enquanto só está disponível nos Estados Unidos e Reino Unido, mas a expansão para a Europa está marcada "para breve".

Na mesma secção é possível encontrar, por exemplo, uma solução que permite definir diferentes padrões de vibração do telefone consoante a identidade do chamador (para Android), ou uma aplicação que propõe uma maneira diferente de explorar a biblioteca de músicas do iTunes… com um universo construído com planetas à medida dos gostos musicais do utilizador como pano de fundo. Note-se que esta leva também para casa o segundo lugar no prémio reservado às aplicações com melhor design.

[caption]Planetary[/caption]

[caption]Stylish girl[/caption]

Mas em matéria de premiadas pelo design há outras propostas igualmente exóticas. O gestor de guarda-roupa (sim, leu corretamente)Stylish Girl é um desses exemplos. A aplicação permite planear e comprar roupas e acessórios com base nos artigos que já tem no armário lá de casa e aqueles que estão entre as suas preferências.

A última sugestão parece-lhe uma perda de tempo? Então e quando o tempo não é um problema? Vamos lá ver, quem nunca usou o smartphone para "matar as horas" que atire a primeira pedra. Se manteve os braços ao longo do corpo, passamos a divulgar uma categoria que lhe pode interessar.

Vamos poupar-nos a discorrer sobre os popularíssimos Angry Birds, que ocupam o primeiro lugar na divisão para Android, mas não passaremos ao lado de uma aplicação que marcou presença também noutras categorias dos prémios, este ano, e se sagrou campeã para iOS na categoria de aplicações para "matar o tempo".

Chama-se Tiny Wings e o jogo consiste simplesmente em fazer deslizar um pássaro sob Colinas e vales, ultrapassando obstáculos, mas a magia está toda nos cenários "fofinhos", a condizer com o nome.

[caption]Tiny Wings[/caption]

Na mesma secção figura, entre as menções honrosas, outra solução para iOS que tem feito as delícias de muitos (e que também conta com versão para Android): o Tiny Tower.

Procurando manter a selecção mais ou menos eclética, optamos por dirigir a nossa atenção para as vencedoras em matéria de melhor aplicação de cozinha. iCookbook leva a melhor entre os utilizadores de iPhone e iPad, enquanto o Mario Batali Cooks! foi o preferido de quem usa sistema operativo de código aberto.

A melhor aplicação para ler ebooks nos dispositivos da Apple é o GoodReader for iPhone (à frente dos iBooks, da Apple), diz quem usa, enquanto entre os utilizadores de Android leva a melhor o Read It Later Pro.

Por mais que a lista de escolhas do concurso se prolongue, a nossa tem de terminar. E optámos por fazê-lo deixando algumas sugestões saídas diretamente da lista de eleitos para a categoria dedicada à banda desenhada.

Pocket God Comics e Comics são, respetivamente, os vencedores nas secções de iOS e Android. A estes somam-se, por exemplo, o Cyanide & Happiness (para Android) e uma aplicação dedicada inteiramente as livros da Marvel, para iOS e Android. Se nenhuma lhe agradou, experimente criar a sua própria BD, com o Comix Maker.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes