Por muito que não se tente valorizar o design sobre, por exemplo, questões como o desempenho e a fluidez, a verdade é que o aspeto do sistema operativo é uma das suas principais características. Não só porque é o elemento que liga o utilizador ao gadget, através do interface de utilização, como também acaba por condicionar a relação geral do software com o hardware.
As versões Jelly Bean e KitKat do Android - 4.1 e 4.4 respetivamente -, apesar de apresentarem diferenças significativas ao nível de conteúdo, não evoluíram muito ao nível do design. Já o Android Lollipop, a versão 5.0, é um salto notório na forma como o software se comporta.
A Google escolheu aquilo a que chama de Material Design, um estilo que assenta em elementos opacos de cores garridas e que têm um efeito de flutuação. E o Android Lollipop está cheio de Material Design.
No entanto, algumas aplicações podem ainda não ter acompanhado estas linhas - e percebe-se porquê, visto que o Android Lollipop está apenas numa ínfima parte dos dispositivos equipados com o sistema operativo da Google. Isto faz com que o aspeto geral de smartphone com Android 5.0 seja um misto de modernismo com "antiguidade".
Mas o Material Design tem duas grandes vantagens: ajudou a acentuar as diferenças entre o Android 5.0 e o Android 4.4; e permite que os utilizadores tenham acesso ao "feeling" do novo sistema operativo sem o ter e justamente através das aplicações.
As sugestões que o TeK escolheu e que podem ser consultadas nas várias páginas da galeria assumem esta dupla função: se já tem o Android Lollipop, poderá conseguir uma maior continuidade ao nível de design; se ainda está com uma versão anterior do sistema operativo, então pode ficar com um "gostinho" sobre o que é o Android moderno.
Por fim fica um "recado" para a Google. Ajudaria imenso se a tecnológica tivesse um separador no Google Play onde fosse possível encontrar quais as aplicações que já dão acesso a esta nova linha de design.
A necessidade existe e já houve quem a tivesse aproveitado - justamente a aplicação Material Design Apps. Mas esta é uma orientação que além de ser dada por terceiros, devia ser garantida pela própria Google.
Pois se a tecnológica já tem um problema de fragmentação que não deve ser fácil de gerir por parte dos programadores, a mensagem de "pouco destaque" que passa também não ajudará certamente a uma evolução mais rápida neste sentido.
E isto é mau porque o Material Design da Google é uma excelente aposta da empresa e uma lufada de ar fresco no sistema operativo Android, há muito necessária.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
O que é que lhe apetece perguntar hoje à Inteligência Artificial? -
Site do dia
Este website é um editor de IA que ajuda a colocar palavras atrás de imagens -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários