A mobilidade passou a permitir-nos tirar melhor partido dos tempos em trânsito, numa viagem de comboio ou à espera de uma reunião. Hoje propomos-lhe que aproveite esses períodos para preparar a quadra e damos-lhe algumas sugestões de como pode fazê-lo, apontando app para várias plataformas móveis ou sites que pode aceder a partir do tablet e começar a fazer planos.


Prepare a ementa e faça contas às quantidades... não vai querer que lhe faltem os ovos


A família é sem dúvida o mais importante do Natal, mas para completar a festa o ideal é poder colocar a família à volta de uma mesa farta de iguarias da quadra. E são tantas…
Para não deixar tudo para a última, caso mantenha um papel ativo na preparação da ementa para noite e dia de Natal, porque não começa a aproveitar os tempos mortos para espreitar uma receitas e organizar ideias.



As aplicações para as diversas plataformas móveis são várias e bem completas, sem que precise de gastar dinheiro nas versões pagas para ter acesso a um leque muito diversificado de ideias. O Petitchef é uma das opções a considerar. Com mais de 100 mil receitas disponíveis para consulta no telemóvel, iOS ou Android.

[caption]compras[/caption]

Na mesma área, outra opção interessante é o Chef Online. Aí tem acesso a mais de 200 receitas explicadas em vídeo, com muitas opções à medida da quadra natalícia. A aplicação está disponível para Windows Phone e iOS.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Anote tudo antes de ir às compras

Se já escolheu a ementa está na hora de anotar tudo o que precisa de comprar, para não deixar nada esquecido. A Lista de Compras da Skript é uma aplicação para iOS que permite alinhar as faltas de supermercado lá de casa e partilhar a informação com o resto da família, sincronizando dados para outros dispositivos iOS (opção disponível na versão paga). A opção é interessante, já que assim todos os membros da família podem contribuir para uma mesma lista e minimizar as hipóteses de esquecimentos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Catálogos, promoções no Facebook, leve 2 pague 1… controle tudo

Encontrar os melhores descontos é uma forma de poupar nas compras do Natal e do resto do ano, mas nesta quadra pode ser especialmente relevante se a casa estiver mais cheia e precisar de reforçar a capacidade da despensa. São já várias as aplicações que o ajudam a ter acesso a mais informação com menos cliques e menos tempo gasto a navegar entre sites ou a correr lojas. Hoje destacamos o Top Desconto.



É uma forma de reunir numa mesma vista as promoções feitas por diferentes lojas em diferentes canais de venda. Folhetos, campanhas das marcas nas páginas do Facebook, ou detalhes sobre ofertas associadas à compra de determinadas produtos tudo está no radar desta aplicação.
A app está disponível para Android - e também como aplicação web - e tira partido de um sistema de notificações push, que informa o utilizador sempre que está disponível uma nova promoção, evitando que este tenha de abrir a app para ter acesso a essa informação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Descubra o que deve oferecer e deixe bem claro o que quer

Há uma aplicação desenvolvida por um startup portuguesa, a Wishareit, que pode ser um aliado de peso para qualquer bem intencionado cheio de dúvidas com os presentes de Natal. Se quer muito deixar satisfeitos os seus interlocutores mas tem sérias dúvidas em relação ao presente ideal, esta plataforma de social gifting permite-lhe recolher ideias e recomendações - se levar para lá os amigos e família é possível que eles contem tudo e não escondam nada e fica com a informação que precisa para garantir bons elogios depois de rasgados os embrulhos.



O esforço de levar os mais próximos para a plataforma pode ter ainda outra vantagem: se lá partilhar também os seus desejos há fortes probabilidades de o "Pai Natal" ficar a conhecê-los. A aplicação está disponível em versão web.

[caption]Nome da imagem[/caption]

… e não deixe escapar os sites de compras em grupo

Se nas ideias que já identificou para presentes ainda não encontrou as sugestões - ou os preços - ideais não se esqueça dos sites de compras em grupo, como a Groupon, ou a Letsbonus que podem ter o que procura em modo de desconto.


Se quer explorar este universo de promoções é boa ideia fixar o endereço da Yunait, um agregador de ofertas para este tipo de sites, que está disponível para a web e em versão mobile.


O utilizador define o que procura e onde procura e são-lhe apresentadas as ofertas disponíveis para os critérios apontados, indicando o nome do parceiro, o período de vigência da oferta e o tamanho do desconto.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

Envie as boas festas antes da azafama da véspera de Natal
Como seria de esperar a oferta de aplicações móveis para celebrar o Natal é este ano mais vasta que em 2013 e cobre quase todos os gostos.


Damos nota de uma proposta desenvolvida Vipos.com, a Mensagens e Toques de Natal para iOS, disponível gratuitamente para download na App Store. É uma ferramenta simples de usar quer permite criar mensagens de boas festas com imagens de fundo e emoticons relacionados com a quadra natalícia ou com fotos do próprio utilizador. O resultado pode ser enviado por email ou partilhado em redes sociais como o Facebook.


A aplicação está disponível em português e ainda lhe oferece um extra: a possibilidade de descarregar para o telemóvel toques natalícios para encantar ou irritar aqueles que todos os dias ouvem o seu telemóvel tocar. A componente de toques natalicios está também disponível numa aplicação da mesma empresa para Android.

A caixa de comentários está aberta a mais sugestões que pode partilhar connosco e com o resto dos leitores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.