Já lhe falámos da segurança das crianças na Internet mas na rede pode encontrar muito mais do que dicas para navegar seguro. O que não faltam é formas divertidas de ensinar os mais pequenos a adoptar comportamentos seguros em variadíssimas situações. Ficam algumas dicas, até porque, como se sabe, os homenzinhos de amanhã são muitas vezes capazes de mostrar aos mais velhos como se deve fazer.

Começamos com um projecto do Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Lisboa. O mundo da segurança do Tinoni é um espaço cheio de cor, agradável à vista e capaz de despertar a atenção dos mais novos. A brincar elenca conselhos e esclarece dúvidas em três áreas: sismos; segurança em casa e nos espaços públicos. Destacamos a área de informação sobre sismos, já que o assunto ainda recentemente esteve na ordem do dia com o simulacro que alertou o país para a possibilidade de uma situação de catástrofe real.

http://imgs.sapo.pt/gfx/463855.gif

Se na altura lhe pareceu difícil explicar de forma simples às crianças lá de casa o que estava a acontecer, aqui está uma boa forma de o fazer. O que é um sismo? Como foi o tremor de terra de 1755? O que se deve fazer? O que é um tsunami? São algumas perguntas que aqui têm resposta, umas mais outras menos simples, mas todas elas adaptadas a uma linguagem mais trivial.

A área dedicada ao espaço público, do mesmo site, é uma boa forma de passar aos mais novos alguns conceitos de cidadania. Não mostra apenas como se deve atravessar a estrada ou adoptar uma postura de cautela quando se anda na rua, mas também consciencializa a miudagem para a importância de colocar o lixo no lixo, comunicar um acidente, etc.


http://imgs.sapo.pt/gfx/463854.gif

Pais e educadores também têm um espaço no universo do Tinoni com um conjunto de dicas que os podem ajudar a melhor proteger as suas crianças. Os princípios básicos da segurança em casa, na rua ou no carro todos sabemos mas pode ser bom dar uma vista de olhos e confirmar se não estamos a esquecer nada que possa fazer a diferença. Para os miúdos há ainda a destacar a possibilidade de participar numa aventura 3D com esse cão que se move em duas patas, o Tinoni.

Também a Brisa tem um site dedicado à segurança das crianças, no carro. A Cidade Brinquedo é o universo escolhido para mostrar várias histórias, em vídeo, onde são partilhados conselhos básicos de segurança na estrada. Nesta área o Brisinha é a personagem no centro da história, mas o site tem outras áreas de informação e passatempos para chamar a atenção dos mais novos.

Mas o site é mais vasto. Tem por exemplo informação que pode ajudar os professores a explicarem aos seus alunos de onde vieram as estradas, o que é o código da estrada e que regras nunca devem ser esquecidas. Os conhecimentos apreendidos podem depois ser testados em fichas de trabalho. À medida que as diversas áreas do Primeiro a Segurança vão sendo acedidas o utilizador vai visualizando conselhos do Brisinha para serem passados aos condutores crescidos.


http://imgs.sapo.pt/gfx/463851.gif

Também a prevenção rodoviária convoca os mais novos para aconselhar os pais sobre a segurança no automóvel e elenca um conjunto de princípios básicos que estes podem consultar e certificar-se que os pais estão a cumprir.
A instituição também dedica algum espaço aos transportes dos mais pequenos, a bicicleta, e fornece um teste que estes podem fazer para confirmar se o seu transporte a pedal está a funcionar correctamente.


http://imgs.sapo.pt/gfx/463859.gif

Porque as crianças podem ser não apenas o elemento a proteger mas ter também um papel activo na segurança e na prevenção esperamos que as dicas aqui fornecidas sejam úteis e lembramos que pode sempre visitar a nossa sugestão anterior dedicada à segurança dos mais novos na Internet. De qualquer forma fica mais uma vez uma das ligações de mais relevo se essa é a sua maior preocupação. O SeguraNet é a porta de entrada num portal que se desdobra em três, onde alunos, pais e professores são destinatários principais, mas onde também é possível caminhar até à Linha Alerta onde, por email ou telefone é possível apresentar denúncias de situações potencialmente abusivas.



http://imgs.sapo.pt/gfx/463858.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.