Numa altura em que o Windows Phone Marketplaceultrapassou a marca das 50 mil aplicações carregadas para a plataforma - que entretanto também já se encontra disponível para os utilizadores localizados em Portugal - é chegada a altura de ficarmos a sabe quais as soluções que mais convencem os utilizadores do sistema operativo móvel da Microsoft.

O recurso à expressão "convencer" torna-se aqui mais pertinente que noutros casos, se pensarmos que no Top 5 das aplicações Mais Populares para o Windows Phone figuram apenas soluções pagas. E com preços que oscilam entre os 2,99 euros e os 4,99 euros. A loja fornece, porém, uma lista dedicada apenas às Apps gratuitas, que optámos por também incluir no artigo.

Outra das conclusões a retirar da visita ao Widows Phone Marketplace o é a de que, à semelhança do que acontece com plataformas como o iOS, também aqui são os jogos quem domina as preferências dos utilizadores. Ora veja.

[caption]aplicações mais populares[/caption]

No primeiro lugar da tabela das Mais Populares surge o fenómeno cuja fama já ninguém questiona. Lançado primeiro para o sistema operativo móvel da Apple, em dezembro de 2009, o jogo em que se atiram pássaros contra porcos encontra-se agora disponível para um sem número de plataformas. Incluindo esta, onde a versão "ganhadora" custa 2,99 euros.

Antes de prosseguirmos para o segundo classificado, fazemos uma advertência. Ao contrário do que aconteceu noutros balanços sobre aplicações móveis, iremos desta feita abster-nos de referir as classificações atribuídas às aplicações, por considerarmos ser pouco representativo o número de votantes.

[caption]Fruit Ninja[/caption]

Tal como tínhamos avisado, não espere ver nesta lista outra coisa que não jogos. O segundo lugar do ranking é ocupado pelo Fruit Ninja, que também já será um nome conhecido dos mais familiarizados com o admirável mundo novo das aplicações móveis. O título que premeia a destreza nos utilizadores no uso da faca (ou dos dedos) é disponibilizado ao preço de 2,99 euros.

Need for Speed é o terceiro nome da lista e leva também o prémio do mais dispendioso do lote. O download custa 4,99 euros e dá acesso a uma versão do popular título de corridas otimizada para o Windows Phone 7 e com ligação ao Xbox Live.

[caption]Need for Speed[/caption]

Entre as características destacadas estão 20 modelos de carros de alta performance, 24 missões mistérios e 8 modos diferentes. Os mais bem-sucedidos na arte de conduzir um carro de corridas num telemóvel de ecrã tátil podem ainda desbloquear novas máquinas e pistas. Vale o preço?

[caption]Kinectimals[/caption]

Na quarta posição do ranking surge outra aplicação que tira forte partido da integração do terminal com o portal online da Xbox, o Xbox Live. Falamos do Kinectimals, que permite visitar a ilha de Lemuria e brincar com a sua mascote, a partir do telemóvel - se estiver disposto a pagar 2,99 euros pela aplicação.

[caption]Kinectimals[/caption]

[caption]Doodle God[/caption]
O Top 5 fica completo com o Doodle God. A solução que permite "criar tempestades, exércitos, fundar uma civilização e beber cerveja"… dentro do smartphone. A brincadeira custa 2,99 euros.

À cabeça da lista das soluções gratuitas prediletas figura o software da Adobe para ler ficheiros em formato PDF (Adobe Reader), seguida pela aplicação da Microsoft que fornece acesso móvel ao serviço de alojamento de ficheiros na nuvem, o SkyDrive.

O já habitual Facebook, o YouTube e o jogo de bowling Suffle Party ocupam os restantes postos de topo, numa lista onde se lhes seguem soluções como a que suporta o acesso ao Meo no telemóvel, o Meo Go.

[caption]top aplicações gratuitas mais descarregadas[/caption]

Além das listas organizadas por aplicações mais usadas e gratuitas, a plataforma disponibiliza ainda o acesso às soluções "em destaque" e "novas", bem como por categorias. A saber: entretenimento; música + vídeos; ferramentas + produtividade; estilo de vida; crianças + família; notícias + meteorologia; viagem + navegação; saúde + bem-estar; fotografia; social; desportos; finanças pessoais; comercial; livros + consulta; educação; governo + política.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes