
A segunda edição do concurso dinamizado pela Vodafone e a Câmara Municipal de Lisboa chegou hoje à reta final, com a escolha das melhores aplicações entre os vinte finalistas que no último mês e meio participaram no processo de incubação.
O objetivo era encontrar e premiar as melhores aplicações de smartphones que visem complementar a vida de quem vive e trabalha em Lisboa, ou de quem a visita em modo turístico, e Luís Pedro Cardoso, responsável de serviços e conteúdos de Internet Móvel da Vodafone Portugal, garante que o balanço é positivo. "Estamos muito satisfeito com a qualidade [dos projeto e dos empreendedores] e é cada vez mais difícil escolher os melhores de entre os 20 finalistas", explicou ao TeK.
O formato do concurso que junta um programa de aceleração de um mês e meio é considerado pelo responsável pelo BIG Apps Lisboa 2014 como ideal, até porque desta forma os projetos chegam à final já com protótipos, que ajudam o júri a ter uma melhor perceção da qualidade da ideia.
Luis Pedro Cardoso afirma que o modelo é para continuar, dinamizando a inovação e o empreendedorismo e valorizando as boas ideias. E da edição do ano passado já há casos de sucesso como referência, nomeadamente o Taximotion e o WeRide, vencedores em 2013, e o Xtourmaker, uma aplicação que já conseguiu garantir várias rondas de financiamento entre 600 a 800 mil euros.
"Queremos continuar a apoiar o go to market destas ideias para que possam ser viáveis no mercado, desenvolvam o seu modelo de negócio e ajudem a criar empregos", refere.
Os vencedores têm acesso a um prémio de 10 mil euros cada um, uma viagem de uma semana a Londres, um programa de incubação de um ano no Vodafone Power Lab, e a promoção de várias ações de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas.
Na próxima página pode conhecer os vencedores da Vodafone BIG Apps Lisboa 2014.
Entre os vinte finalistas que hoje subiram ao palco para apresentar as suas ideias a escolha dos vencedores foi difícil, mas para além de um vencedor geral foi selecionado um vencedor em cada uma das categorias (turismo e city apps). A votação do público selecionou mais um vencedor a que se somam duas menções honrosas.
Through My Eyes
[caption][/caption]
O planeamento detalhado de uma visita a Lisboa é o objetivo da aplicação Through My Eyes que quer simplificar a experiência de quem procura voos, hotéis, locais interessantes, horários e classificações de outros utilizadores antes de viajar.
A aplicação quer compilar e conjugar todos os dados e apresenta-se como um planeador social de viagem, tirando partido das vantagens do crowdsource para partilha de informação de outros utilizadores.
Cada um pode criar também os seus itinerários num processo de corte e cola e depois partilhá-los da app como mostra o vídeo que reproduzimos abaixo.
Crash&Play
[caption][/caption]
Pensada para ligar músicos locais com músicos itenerantes - ou melhor, com turistas que também gostam de tocar - a app Crash&Play "oferece" a utilização de instrumentos numa plataforma P2P onde há espaço para alugar uma guitarra ou saxofone, conseguir uma aula diferente ou trocar experiências locais.
A aplicação foi a vencedora na categoria Turismo.
Near by
[caption][/caption]
Olhando para os modelos de negócio que envolvem a publicidade de serviços locais, a app Near By aposta no marketing de proximidade e quer ajudar lojas e restaurantes a converter visitantes em clientes.
A app permite o envio de ofertas direcionadas a quem passa perto, convites que se podem transformar em compras.
A ideia convenceu o júri e permitiu aos promotores do Near By ganhar o prémio de City Apps.
Para além destes três premiados a aplicação My Creative Experience ganhou o direito a incorporação no Vodafone Labs através dos votos online e foram ainda distinguidas com menções honrosas o projeto LxViewer e o StoryTrail.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: foi feita uma correção no texto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários