A Google costuma levar o Dia das Mentiras muito a sério e este ano não foi exceção. São vários os novos (e falsos) serviços ou funcionalidades originais em que a gigante da Internet apostou. Já lhe tínhamos dado conta de um deles: a contratação do melhor dos mestres Pokémon.

Os dotes dos interessados são postos à prova num desafio lançado no Google Maps, na versão iOS e Android, onde existem até 150 criaturas para procurar e encontrar. O conceito que junta a popular série Pokémon e o Google Maps em realidade aumentada para a contratação de um mestre que entrará em funções a 1 de setembro é mentira, mas o jogo existe.

Além do desafio Pokémon, a Google decidiu apostar igualmente no formato fotográfico do momento: as selfies.
Quem usou serviço de email da gigante da Internet entretanto já se deve ter deparado com uma mensagem sobre o lançamento do Gmail Shelfie.

Segundo o explicado, a nova funcionalidade parte do pressuposto que não devemos ser egoístas (selfish) com as nossas selfies e vai permitir a partilha dos autorretratos através do Gmail, possibilitando inclusive que os mesmos possam ser usadas como fundo de ecrã de familiares e amigos.

No rol de serviços lançados especialmente para o Dia das Mentiras, conte ainda com a adição da língua Emoji ao Google Translate, capaz de transformar tudo em :), ^^, (Y),:$, ;) e demais bonecos, desde mensagens a legendas de filmes.

Conte também com a aplicação WazeDates, que tem por base as informações de trânsito do Waze, mas que servirá para encontrar e promover encontros entre utilizadores que se cruzem excecionalmente na estrada ou que costumam fazer os mesmos percursos.

Universo Google à parte, continuam a existir mentiras tecnológicas de 1 de abril para descobrir.

O Tumblr, por exemplo, hoje tem uma opção que permite aos seus utilizadores fazerem o upgrade gratuito para uma versão Pro do serviço, que afinal só põe avatares a usarem chapéu de cartola.

Entretanto foi anunciado que a aplicação colaborativa de reparações técnicas iFixit foi adquirida pela gigante Apple. Ou talvez não tenha sido bem assim.

O sempre polémico The Pirate Bay também surpreendeu anunciando que deu o maior passo da sua história (um dia antes do dia das mentiras) ao desenvolver um plugin para o cérebro que irá elevar a pirataria a um outro nível - ao protagonismo se for caso disso. Um post para ler com atenção.

Neste dia das mentiras conhecemos duas situações em que os gatos são usados como protagonistas: uma edição especial do browser Opera para felinos e a nova variante da rede social profissional LinkedIn Cats You May Know.

Estas são apenas algumas das "não-verdades" que as tecnológicas decidiram inventar para assinalar de forma divertida o dia 1 de abril. Temos conhecimento de uma outra, publicada por nós próprios, mas essa vamos dar oportunidade aos nossos leitores de a identificarem...

Nota de redação: No TeK também quisémos entrar no espírito do dia 1 de abril. A nossa notícia inventada envolveu a JP Inspiring e a Apple, como pode ver aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico