O Windows Mobile é uma das mais utilizadas plataformas móveis do mundo, estando presente maioritariamente em telemóveis, mas também em alguns PDAs e até em computadores e tablet PCs, como é o caso do HTC Shift, que corre simultaneamente Windows Vista e Windows Mobile.



Para além do sistema operativo, o hardware do ecossistema é também bastante interessante, sendo liderado pela já referida HTC, mas contando igualmente com fabricantes como a Palm, Motorola, Toshiba, ASUS, HP, entre outros.



Enquanto se espera pelo update Windows Mobile 6.1 e pelo totalmente remodelado Windows Mobile 7, os utilizadores podem já começar a preparar-se para as inovações que aí vêm, com a instalação de um browser comercial mais recente.



Skyfire



O Skyfire é, sem dúvida alguma, o melhor browser do momento (o Opera 9.5 vai ser lançado para a semana) para Windows Mobile. Para além de uma rapidez incomparável ao Internet Explorer Mobile de origem, o Skyfire inclui suporte para os conteúdos dinâmicos omnipresentes na Web 2.0, como o Flash, Java, Ajax, QuickTime e áudio e vídeo WM embebidos.



O Skyfire apresenta páginas web inteiras, tal como elas seriam visualizadas num browser de desktop, permitindo ao utilizador navegar pelo conteúdo e aumentar ou diminuir secções de interesse. Este browser suporta ainda bookmarks, cookies e a maior parte das ferramentas a que nos habituámos no computador de casa e é compatível com dispositivos Windows Mobile 5 e 6, com ou sem interface por toque ou caneta. O Skyfire pode ser descarregado e utilizado gratuitamente e como bónus, apresenta um consumo de dados bastante reduzido.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445824.gif




Opera Mobile 8.65



A Opera é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de browsers móveis para diversas plataformas, incluindo Windows Mobile. O browser Opera Mobile foi dos primeiros browsers móveis a permitir o ajuste das páginas web aos pequenos ecrãs dos PDAs e telemóveis, graças à tecnologia exclusiva SSR (Small Screen Rendering) e continua a oferecer excelentes características de interoperabilidade com o sistema operativo e funções de telefone da maior parte dos dispositivos.



A nova versão 9.5, já anunciada pela Opera, promete trazer algumas funcionalidades muito em voga, como um interface por Zoom (ZUI) e suporte para conteúdos dinâmicos em sites como o YouTube e outros. Para além do suporte a conteúdos Flash (dependendo da instalação do fabricante) e Ajax, o Opera Mobile 9.5 permite ainda navegação com múltiplas páginas abertas em tab, modo paisagem e gravação das páginas para consulta offline. Tanto o Opera Mobile 8.65 (a versão actualmente disponível), como a brevemente disponível, versão 9.5, podem ser comprados no site da empresa, estando disponíveis à experiência por trinta dias. A versão actual tem um custo de 19 euros, sem qualquer preço anunciado para a versão 9.5.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445770.gif

A Opera tem ainda disponível, para descarga e utilização gratuita, um browser Java, o Opera Mini (), partilhando algumas das funcionalidades da versão Mobile, com o benefício acrescido de ser server-based, recorrendo a servidores intermediários, pertencentes à Opera, para diminuir a carga de dados e tempo de espera na apresentação das páginas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445771.gif

Zumobi

O Zumobi não é verdadeiramente um browser, sendo antes um interface específico colocado sobre os serviços HTML do Internet Explorer Mobile. Todavia, tal como muitos dos browsers actuais, utiliza um paradigma ZUI para apresentar páginas web específicas, à semelhança dos gadgets do Windows Vista e distribuídas a partir dos servidores da empresa.



O ecrã de início do Zumobi é constituído por 16 ícones, representando cada um uma página de informação. O utilizador pode aumentar gradualmente os ícones, permitindo-lhe visualizar oito, quatro e finalmente, um único ícone, que ocupará todo o ecrã e permitirá ler a informação pretendida.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445772.gif

A aplicação está disponível para descarga gratuita, limitada a números móveis dos Estados Unidos. Todavia, a empresa Zumobi assinou recentemente um acordo com a Microsoft (o Zumobi era já um spin-off do laboratório de pesquisa da Microsoft), para a inclusão do software nos sistemas operativos Windows Mobile, sujeito a confirmação pelos fabricantes. O resultado provável é que, dentro em pouco, estarão à venda em Portugal, equipamentos Windows Mobile com o Zumobi pré-instalado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445773.gif