As lojas de aplicações estão definitivamente na moda e são várias as gigantes do mundo móvel que já oferecem diferentes recursos do género. A tendência é que todas apostem nesta área.

Um estudo recente dá, nomeadamente, conta que alguns consumidores já ponderam a compra do smartphone consoante este tenha ou não uma loja de aplicações associada.

Numa análise comparativa, o site britânico Moneysupermarket.com constatou que em alguns casos, os inquiridos chegam a considerar este recurso como mais importante do que o preço ou do que os tarifários contratados com o telemóvel.

Cerca de metade está a pensar ou pensou recentemente em mudar para um telemóvel que tenha capacidade para descarregar aplicações.

A tendência de valorização destas funcionalidades está, segundo os responsáveis pelo estudo, a fomentar a criação de uma geração de utilizadores viciada em aplicações para telemóvel.

Há contudo, quem não se tenha rendido a estes recursos, considerados por muitos como destinados a geeks.

Certo é que a "febre das aplicações" começou com o lançamento do iPhone por parte da Apple e a sua popularidade levou a que outras fabricantes não quisessem ficar para trás.

A Symbian está prestes a estrear a Horizon, enquanto a Google já soma alguns meses de experiência do Android Market. A loja está a funcionar desde Agosto do ano passado e tem evoluído no número de aplicações que disponibiliza.

A partir do site é possível conhecer e saber mais acerca dos recursos mais populares para os terminais com a plataforma móvel da Google, que se dividem entre gratuitos e pagos. Se tiver um telemóvel com Android, sugerimos-lhe que experimente algumas das ofertas a "custo zero" que integram o top da loja.

Google Sky Map
Esta aplicação transforma o smartphone numa janela dinâmica sempre que o apontar em direcção a um céu estrelado, mostrando-lhe um mapa das estrelas mais brilhantes, constelações e planetas que aparecerem no ecrã.

http://imgs.sapo.pt/gfx/481350.gif

Pic Say Pro
O Pic Say Pro é uma ferramenta de edição de imagem que permite o corte e correcção da cor, mas que também permite adicionar alguma diversão e criatividade às fotografias, recorrendo, por exemplo à colagem de "balões de conversa" ou a efeitos especiais.

NightClock
Não tem relógio de cabeceira? Não se preocupe. Ganha um se descarregar o NightClock para o seu telemóvel Android. E não faltará nenhuma das funcionalidades normalmente presentes nestes recursos: a música - tirada da pasta de ficheiros -, a hora "escrita" a caracteres grandes e luminosos e o famoso e estridente "snooze", para um acordar efectivo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/481349.gif

Deskbell
E por falar em sons, para quem quer ou gosta de chamar a atenção de alguém ou simplesmente deseja importunar os seus semelhantes as campainhas e badalos da Deskbell poderão dar algum jeito.

http://imgs.sapo.pt/gfx/481351.gif

Abduction
Como badalos lembram vacas deixamos como sugestão para representar o popular segmento dos jogos o Abduction. Aqui o objectivo é salvar estes animais de quatro patas, entretanto raptados por extra-terrestres, por entre vários níveis de dificuldade.

http://imgs.sapo.pt/gfx/481353.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.