As taxas de desemprego estão altas e as oportunidades de trabalho perto de casa nem sempre existem. É a pensar em quem esgotou tentativas nas proximidades, ou considera que o momento é o ideal para tentar um novo emprego fora do país, que hoje deixamos um conjunto de sugestões: sites com ofertas de emprego a nível internacional, sobretudo na União Europeia, mas não só.



Começamos pelo EURES. O Portal Europeu da Mobilidade Profissional não é uma novidade, mas tem assumido uma relevância crescente pelo número de ofertas de emprego que consegue reunir, pela representatividade em termos de países, mas também pela informação útil que disponibiliza a quem planeia mudar de geografia.



Hoje soma mais de 1,3 milhões de ofertas de emprego (encaminhadas pelas entidades de cada países – IEFP no caso de Portugal) em 31 países europeus, com quase 28 mil empregadores inscritos. Conselheiros são cerca de 850, espalhados por toda a Europa, que ajudam quem se prepara para mudar de país.

[caption]EURES[/caption]

O Serviço Europeu para Seleção de Pessoal é outra forma de tentar encontrar um emprego na Europa. Na página oficial do serviço explicam-se as vantagens de optar por uma carreira na União Europeia, que competências são procuradas e mostram-se as oportunidades disponíveis, com a publicação de informação sobre os diversos concursos em marcha.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Ainda na Europa vale a pena passar no site do Eurocid, se a ideia é mesmo explorar todas as oportunidades possíveis no espaço Europeu. Ali pode consultar não apenas as candidaturas a cada momento, mas também saber onde são publicadas todas as oportunidades que vão surgindo, no site de cada entidade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Antes de deixarmos as estruturas online da UE vale ainda a pena fazer uma referência ao novo Carreiras Internacionais, um site que reúne oportunidades de emprego na União Europeia, no Conselho da Europa ou nas Nações Unidas. Pode pesquisar as propostas disponíveis de forma direta para a entidade que lhe interessa, ou visualizar todas as propostas disponíveis.

[caption]Carreiras Internacionais[/caption]

O LinkedIn também não deve ser descurado. Esta rede social empresarial é para milhares empresas em todo o mundo um dos locais onde colocam as suas ofertas de emprego e onde gostam de circular para tentar encontrar candidatos à altura das preferências.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Vale ainda a pena sublinhar que nos principais sites nacionais de emprego também pode encontrar ofertas para outros países. As mais comuns são ofertas para os países africanos de língua oficial portuguesa. O Expresso Emprego, a Elevus, o InfoJobs ou o SAPO Emprego são alguns exemplos de sites que permitem à partida este género de triagem, para uma pesquisa apenas orientada par os mercados externos.



Na área das tecnologias vale a pena consultar o IT Jobs, orientado especificamente a oportunidades de emprego nas Tecnologias da Informação, onde estão também alojadas propostas que cruzam fronteiras. Com o mesmo nome e uma extensão diferente (.com), há outro IT Jobs que reúne empregos nas TIC a nível internacional, com propostas para diferentes tipos de posições em diferentes países. Os empregos disponíveis estão organizados por categorias.

Com a mesma vocação internacional e a mesma orientação para a tecnologia, deixamos outra proposta, vocacionada para quem tem formação em SAP – o SAP Job Board. No momento há mais de 3 mil empregos disponíveis, em várias cidades da Europa, Portugal não incluído.

[caption]SAP Jobs[/caption]

Pode ainda optar pelo recurso aos motores de busca que trazem para uma mesma página de resultados milhares de ofertas alinhadas com determinado critério de pesquisa. Alguns exemplos, com versões em português, são o Indeed ou o SimplyHired. O candidato define o tipo de emprego de que anda à procura e a localização e segue para pesquisa. Ainda no domínio dos motores de pesquisa, há várias referências interessantes, como o Trovit, um motor de pesquisa para classificados em várias áreas, onde se inclui o emprego.




É óbvio que não esgotámos o tema, há mais sites e ferramentas online úteis para quem anda à procura de um emprego fora do país. Fica o convite, partilhe connosco mais endereços interessantes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.