O final do ano é a época por excelência para fazer balanços, mas também para apontar tendências futuras.

Como consultora, a Gartner não foge à regra e, recentemente, publicou uma lista - não sabemos se influenciada pelo filme - com aquelas que, em 2012, serão na sua opinião as principais tendências móveis, nomeadamente aplicações, na área de consumo.

Para entrar na lista, as soluções viram avaliado o seu impacto sobre os consumidores e sobre os players de mercado, considerando prováveis receitas, fidelidade, modelo de negócio, valor para o consumidor e penetração de mercado, explica-se no comunicado que veicula as previsões móveis para os próximos três anos.

Transferências financeiras, navegação, pagamento e pesquisa são alguns serviços que marcarão presença nos dispositivos móveis, impulsionados pelo crescente interesse pelos smartphones, pela cada vez maior participação das empresas ligadas à Internet no mundo móvel e pela emergência das lojas online de aplicações.

Este novo "ecossistema" de intervenientes levará a uma redução do domínio das operadoras, prevê a Gartner, já que cada player influenciará o modo como a aplicação é disponibilizada e usada pelos consumidores que, por sua vez,escolhem definem as opções que terão a sua atenção direcionar sua atenção e seu poder de compra.

Por último, a consultora estima que a maioria dos utilizadores não usará mais do que cinco aplicações móveis ao mesmo tempo e que a maioria das futuras oportunidades terão origem em "killer applications" de nichos de mercado.

Fica a lista completa das dez principais aplicações móveis de consumo para 2012, segundo a Gartner:

1) Transferências financeiras:

Um serviço que permitirá o envio de dinheiro por Short Message Service.
Prevê-se que baixe os custos, seja mais rápido e mais conveniente face aos meios tradicionais e que tenha sucesso, principalmente entre os mercados em desenvolvimento. Peca, contudo, pelos desafios regulatórios e operacionais que comporta.

2) Local based services(LBS):

Pertencentes aos serviços de contextualização, os serviços com base na localização estão entre aqueles que maior impacto vão ter durante os próximos anos. Ilustrando a previsão, a consultora refere que a base de ustilizadores do LBS deverá crescer de 96 milhões em 2009 para mais de 526 milhões em 2012, em termos globais.
Os LBS estão listados como principal tendência devido à importância que assumem para o consumidor e à sua influência em termos de fidelização, justifica a Gartner.

3) Pesquisa Móvel:

O derradeiro propósito da pesquisa móvel é impulsionar as oportunidades de venda e marketing no telefone, mas para atingir tal objectivo, a indústria terá de melhorar a sua experiência de utilização da pesquisa. A Gartner prevê que os consumidores se mantenham fiéis a alguns serviços de busca, mas no lugar de se prenderem apenas a um ou dois motores de pesquisa na Internet, a lealdade no telefone será partilhada entre empresas que ofereçam tecnologias únicas para a pesquisa móvel.

4) Browsing:

Presente em mais de 60 por cento dos dispositivos vendidos em 2009, uma percentagem que deverá aumentar, segundo a Gartnet para cerca de 80 por cento, o browsing tem por mais-valia a capacidade de oferecer um bom retorno do investimento às empresas. Estes sistemas móveis têm custos de desenvolvimento muito menores do que o sistema nativo, reutilizam muitas das técnicas e ferramentas já existentes e podem ser disponibilizados e actualizados de forma mais rápida.
Com base nestes itens, a consultora prevê que a Web seja um dos temas-chave na maioria das estratégias empresariais móveis de B2C.

5) "Monitorização" aplicada à saúde:

Na opinião da consultora, este tipo de serviços pode ajudar governos e instituições de saúde a diminuirem a despesa com as doenças crónicas, ao mesmo tempo que melhoram a qualidade de vida dos pacientes, principalmente nos mercados em desenvolvimento, onde a cobertura móvel é superior à da rede fixa.

6) Pagamentos móveis:

Normalmente dão resposta a três propósitos: são uma forma de pagamento quando há poucas alternativas disponíveis; em segundo, podem ser encarados como uma extensão do pagamento online pelo acesso fácil e pela conveniência; e em terceiro, são encarados como um elemento adicional de autenticação.

A inclusão desta tendência na lista para 2012 justifica-se, de acordo com a Gartner, pelo número de partes envolvidas e também pelo interesse crescente do mercado. A consultora ressalva contudo que, em virtude das opções tecnológicas e modelos existentes, assim como das exigências regulatórias e das condições locais, o pagamento móvel será um mercado altamente fragmentado.

7) Near Field Communication Services (NFS):

Permitindo a transferência de dados entre dispositivos por proximidade, a tecnologia aplica-se em várias áreas, como as compras, transportes, identificação, etc. Na opinião da Gartner, pode ser um factor de fidelização, mas enfrenta dificuldades no que diz respeito ao estabalecimento de acordos comerciais entre operadores e fornecedores de serviços.
A implementação a grande escala deverá acontecer a partir do final de 2010, quando começar a venda de volume de telefones NFC.

8) Publicidade

A publicidade será uma forma importante de as empresas rentabilizarem a disponibilização de aplicações e serviços gratuitos nas plataforma móveis, considera a consultora.

9) Messaging:

A Gartner refere que as questões em redor do custo e das funcionalidades têm condicionado a adopção das aplicações de Mobile Instant Messaging, mas que o interesse por parte dos consumidores é muito elevado, sendo por isso uma das principais tendências para os próximos anos, nomeadamente nos mercados em desenvolvimento.

10) Música:

Decepcionante até à data, na opinião da Gartner, o mercado de música móvel é contudo muito importante para os consumidores, não devendo ser descurado.

No seu último item da lista de tendências móveis, a consultora destaca os esforços de vários players na apresentação de modelos inovadores, nomeadamente bundles de dispositivos e serviços, de modo a esbater os problemas relacionados com o preço e com as funcionalidades.