Foram conhecidos ontem os vencedores de mais uma edição dos World Summit Award mobile, uma iniciativa que distingue as 40 melhores e mais úteis aplicações móveis nos 168 países membros das Nações Unidas.



Os premiados desta edição estão em 28 países, nos cinco continentes. Portugal garantiu presença na lista dos premiados, com duas aplicações escolhidas para integrar o leque de apps vencedoras. Os países com mais aplicações vencedoras foram a China, a Finlândia e a Alemanha, cada um com três apps distinguidas.



Por regiões, a grande vencedora desta edição dos prémios foi a Europa, mas a organização destaca a distribuição cada vez mais expressiva de candidaturas, a mostrar que as aplicações móveis estão a ajudar a desenvolver serviços e a facilitar acesso nas diferentes regiões do globo, embora com um peso e medida que se distinguem entre regiões.



A concurso estiveram aplicações em oito categorias: educação & aprendizagem; entretenimento e lifestyle; negócios & comércio; governo & cidadania; ambiente & saúde; inclusão & integração; turismo & cultura; media & notícias. As aplicações portuguesas distinguidas integram as categorias da educação & aprendizagem e a categoria de inclusão & integração. Começamos por aí.



Back in Time é a app distinguida na área da educação, várias vezes já referida aqui no TeK. Esta história interativa ajuda a compreender a formação do universo. Propõe uma viagem no tempo para explorar a história da Terra, do Universo e da própria Vida.



Está disponível para iPhone e iPad e desde o lançamento que é um sucesso. No início do ano passado foi considerada pelo The New York Times uma das 10 aplicações do ano para iPad e esteve na liderança do top de vendas de livros do iTunes em 38 países, chegando a ser o título mais vendido nos Estados Unidos durante vários dias. A Landka é a empresa portuguesa responsável pelo sucesso.

[caption]Time in Time [/caption]

Na categoria inclusão & integração Portugal faz-se representar com a AlzNov, uma aplicação de monitorização desenhada para endereçar as necessidades de seniores e pessoas vítimas de demência (Alzheimer, por exemplo). O propósito da aplicação é contribuir para aumentar a autonomia dos utilizadores e dar mais garantias de segurança aos familiares, que serão alertados sempre que a pessoa saia do raio de segurança definido. A app conta, para já, com uma versão para Android que pode ser descarregada de forma gratuita.

[caption]AlzNov [/caption]

Na categoria dedicada ao entretenimento destacamos entre as apps vencedoras a finlandesa Shadow Cities, um jogo que usa informação georreferenciada e que propõe a cada utilizador que se transforme em mágico e assuma um papel na missão de dominar a sua cidade ou vila. O Shadow Cities joga-se em grupo. Só está disponível para iOS e tem download gratuito.

[caption]Shadow Cities [/caption]

A versão móvel do site irlandês Hostel World, um dos maiores sites do mundo na indexação de opções de alojamento low cost, também foi destacada pelos World Summit Award Mobile.

[caption]Hostel World [/caption]

Tal como na versão web do projeto, o Hostel World pode ser uma ajuda preciosa para quem procura opções de alojamento com preços em conta, sempre próximas do centro das cidades. Para ambientes móveis o site tem uma versão mobile e aplicações para iOS, Android.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Depois de destacar um vencedor na categoria de negócios & comércio, passamos à categoria governo & cidadania, onde se destacou o Roadroid.

Trata-se de uma aplicação para Android desenvolvida na Suécia, que pretende afirmar-se como um sistema de monitorização da qualidade das estradas.



A ideia é facilitar a vida às entidades com este tipo de tarefas, usando o feedback de quem utiliza as estradas para garantir relatórios atualizados e o direcionamento de recursos apenas para onde são necessários.


Na área da inclusão destaque ainda para o MagicReader, um leitor de livros digitais desenvolvido no Japão que permite passar as páginas de um livro sem tocar no dispositivo, apenas mexendo a cabeça. Está disponível para iOS e tem download gratuito, com versões para inglês e japonês.

[caption]MagicReader"[/caption]

Fechamos com destaque para dois vencedores nas categorias de turismo e media: Map2app e Scoopshot.



A primeira foi desenvolvida em Itália e é uma ferramenta que permite criar guias de viagem personalizados, com diferentes opções e tipo de informação, consoante as necessidades. Dá suporte á criação de guias para iPhone ou Android, mas também cobre outras plataformas.

[caption]maps2app[/caption]

O Scoopshot nasceu na Finlândia e quer tornar-se popular na qualidade de ferramenta para ajudar a fazer dinheiro com o smartphone. Com a câmara do smartphone, mais propriamente. A app tem downolad gratuito e permite a quem a usa colocar à disposição de meios de comunicação social as fotos que consegue captar. Se tiverem interesse podem render.


[caption]Scoopshot[/caption]

Para ter acesso à lista completa de empresas e aplicações vencedoras consulte o site dos WSA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira