Foram hoje anunciados os dez finalistas do concurso de vídeo promovido pelo Youtube numa parceria com o realizador Ridley Scott, o YourFilm Festival, apurados entre mais de 15 mil candidaturas.

Dos cerca de 15 mil vídeos apresentados a concurso, foram primeiro selecionados 50, dos quais a comunidade de utilizadores do YouTube escolheu uma dezena de propostas que agora serão submetidas à apreciação de um júri, durante o Festival de Veneza.

O vencedor ganha um prémio de 500 mil dólares para produzir uma longa-metragem, uma tarefa na qual vai contar com a ajuda do realizador Ridley Scott e do ator Michael Fassbender (que também fazem parte do júri), entre outros profissionais da área, explica o site da iniciativa.

Os dez finalistas chegam de países tão distantes como os Estados Unidos, Espanha, Bolívia, Egipto ou Austrália, numa lista em que Portugal também se encontra representado, por via da participação de Bernardo Nascimento.

[caption][/caption]

Em 15 minutos, o realizador português conta uma história que junta um controlador de tráfego aéreo nos Açores e um piloto à deriva no Atlântico Norte, sem combustível para chegar ao destino - como o TeK adiantou esta manhã.

No grupo de finalistas há mais uma proposta com origem na Península Ibérica. Chama-se La Culpa (na nomenclatura original, ou A Culpa, em português) e é da autoria de David Victori Blaya. Produzida na Catalunha, a curta tem uma duração de cerca de 13 minutos e vem classificada como de ficção científica, com o enredo do filme a girar em torno da vingança de Leo, a quem assassinaram a mulher.

Ainda em espanhol, mas criado na Bolívia, foi selecionado El General (O General), de Diego Pino Zamora. A curta, com quase 14 minutos, acompanha o dia de um miúdo que se imagina constantemente a viver aventuras na pele de um grande general… até que um acontecimento inesperado muda a sua vida para sempre.

Do Brasil chega Cine Rincao. O filme, assinado pelos realizadores Fernando Grostein Andrade e Fernanda Fernandes, é baseado em factos reais. Conta a história de Paulo Eduardo, um jovem de 15 anos que levou um tiro no peito e sobreviveu.

Já nos Estados Unidos foram apurados dois finalistas: The Drought, de Kevin Slack, e 88:88, de Joey Ciccoline. O primeiro (um drama em 11 minutos) relata o quotidiano de um idoso do bairro nova-iorquino de Brooklyn, que luta para sobreviver como vendedor de chapéus-de-chuva durante um período de seca.

Na curta de ficção-científica 88:88 é abordada a história de Val, uma jovem que sente que perdeu o controlo sobre a sua vida. Quando os que a rodeiam se recusam a acreditar nas experiências "sobrenaturais" pelas quais está a passar, decide afastar-se e lutar sozinha.

Quem também conta com dois representantes na lista é a Austrália.

Scruples é um policial - de 9:48 minutos e com algum humor à mistura -sobre um jovem agente duplo que luta para manter o seu disfarce depois de ter presenciado um crime horrível. Será que o fim justifica as vidas que será preciso sacrificar para levar o plano por diante?

A outra contribuição da ilha é Bat Eyes, uma curta de Damien Power sobre um jovem de 24 anos que enquanto é submetido a testes à visão se recorda de como costumava ridicularizar uma colega de turma que era míope e com a qual acabou por se envolver.

Do Líbano chega mais um drama: SUPER.FULL., de Niam Itani. A história - contada em 12:45 minutos - de um casal de deficientes sem dinheiro que perseguem um sonho na cidade mais rica do mundo.

This Time é mais um drama. Vem do Egipto e debruça-se sobre a relação entre mãe e filho, aqui contada por Ramy El-Gabry em 11 minutos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico