Depois dos programadores, o HomeKit vai chegar finalmente aos consumidores. Esta terça-feira, foram apresentados os primeiros cinco dispositivos compatíveis com a plataforma e já estão disponíveis para aquisição ou em pré-venda.

Os acessórios vão desde sensores a termostatos e foram desenvolvidos por empresas de renome no mercado das casas conectadas. Os produtos foram submetidos a vários testes pela Apple para certificar a segurança e funcionalidade de cada um, garante a empresa.



Apesar de terem demorado a chegar, a primeira leva de acessórios compatíveis com o HomeKit da Apple traz o essencial para automatizar um conjunto de tarefas de rotina numa casa. Conheça melhor os primeiros cinco dispositivos compatíveis:

Eve: a qualidade do ar importa

[caption]Eve[/caption]

Com este dispositivo, desenvolvido pela Elgato, o utilizador pode monitorizar vários aspetos dentro e fora de casa como a qualidade do ar, a temperatura e a humidade.

A gama da Eve tem disponíveis quatro sensores: o Room (para monitorizar dentro de casa), o Weather (monitoriza fora de casa), o Door & Window (para verificar se as portas e janelas estão fechadas ou abertas) e o Energy (para averiguar o que está a consumir mais energia e desligar remotamente).

O utilizador que tenha a versão 8.1 do iOS instalada será capaz de monitorizar todas as estatísticas fornecidas pelo dispositivo. Quando está longe de casa pode continuar a fazê-lo se tiver uma Apple TV (de terceira ou outra geração superior e com o iOS 7 ou superior), que pode ser transformada num hub remoto do HomeKit.


Os sensores estão disponíveis para pré-venda e devem chegar às lojas no próximo mês. A aplicação é gratuita mas cada sensor será vendido individualmente com preços entre os 39,95 euros (Eve Door & Window) e os 79,95 euros (Eve Room).


Ecobee3: controlar a temperatura em casas grandes

[caption]Ecobee[/caption]

Ainda em clima de controlo de temperaturas, a Ecobee desenvolveu um dispositivo para casas com vários quartos que precisem de controlar a temperatura. A solução chama-se Ecobee3 e funciona com sensores remotos (http://shop.ecobee.com/products/ecobee-3) que ajudam a monitorizar a temperatura em vários quartos ao mesmo tempo, contribuindo para poupar energia. O sistema pode ser configurado para agrupar ações para serem controladas através da Siri, a assistente pessoal do iOS, ou de forma remota via Apple TV.



O Ecobee3 já está disponível online com o preço de 229 dólares e a possibilidade de juntar mais sensores. Cada um custa 79 dólares.




Caséta Smart Bridge: controla as luzes de sua casa

[caption]Lutron[/caption]

Já o novo dispositivo da Lutron deixa o utilizador controlar as luzes de casa em áreas específicas. Para além disso, o Caséta Smart Bridge permite verificar junto da Siri se há alguma luz, acesa ou desligada, numa determinada área da casa onde não esteja ninguém.


Com o HomeKit, o utilizador poderá monitorizar divisão a divisão separadamente e desligar ou acender todas as luzes ao mesmo tempo, recorrendo apenas a comandos de voz. Com a versão mais recente da Apple TV também estará apto a controlar os dispositivos remotamente.



O Caséta Smart Bridge faz parte do "Lighting Starter Kit" que inclui duas intensidades, dois comandos e dois suportes para os segurar. O dispositivo já está disponível nas lojas da Apple com o preço de 229,95 dólares.



Insteon Hub: por uma casa conectada

[caption]Insteon[/caption]

Ainda em termos de iluminação, o novo dispositivo da Insteon junta-se à plataforma da Apple para dar aos utilizadores um único dispositivo a partir do qual é possível controlar todos os produtos conectáveis da marca, incluindo lâmpadas LED, termostatos, tomadas elétricas, fechaduras, entre outros.



A empresa também desenvolveu uma nova versão da sua aplicação que permite trabalhar com dispositivos de outros fabricantes habilitados para HomeKit.



O novo Hub já chegou ao mercado europeu e está à venda em lojas como a Amazon, com um preço de 99,99 euros.



iSP5 SmartPlug: as tomadas inteligentes

[caption]iHome[/caption]

Por fim, a fabricante de acessórios iHome entrou no jogo das casas inteligentes com um novo modelo de tomadas com suporte para o HomeKit: as iSP5. A tomada permite transformar qualquer aparelho que lhe seja ligado num dispositivo inteligente, respondendo aos comandos que forem dados à tomada à qual estão ligados. O dispositivo permite ligar ou desligar vários aparelhos ao mesmo tempo.


O iSP5 SmartPlug estará em pré-venda a partir de dia 15 de junho no site oficial da empresa e ainda não é conhecido o preço do dispositivo.



No mês passado, a Apple afirmou ao The Wall Street Journal que já teria dezenas de parceiros a desenvolver dispositivos compatíveis com a plataforma. Tendo estes cinco dispositivos já sido revelados a expetativa é que muitos outros sejam lançados num futuro próximo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.