Nesta nossa sugestão de hoje, mesmo às portas do fim-de-semana, propomos-lhe que tire algum tempo para conhecer melhor a herança histórica e cultural portuguesa. Afinal, por muito que o desejemos a praia parece um programa difícil de concretizar e ficar em casa na primavera também não é uma alternativa muito aliciante. Assim, porque não pega na família e vai à descoberta do nosso património? Alternativas não faltam, de norte a sul do país, em melhor ou pior estado de conservação.

Nunca saiu de casa ao sábado, pegou no carro e iniciou uma viagem sem rumo? Nós também. É por isso que hoje lhe mostramos como garantir que na próxima viagem não deixará nada por conhecer no itinerário escolhido.

Começamos por lembrar que Portugal tem 13 locais considerados pela Unesco património da Humanidade. Já pensou que há quem venha de propósito ao nosso país para os conhecer e quem mora cá é capaz de lhes passar ao lado vezes sem conta? Mude isso e quando estiver a planear uma saída no espírito do "Vá para Fora Cá Dentro" espreite a lista dos 13 aceites pela Unesco.

Na página oficial da instituição tem informação detalhada sobre cada um deles, inclusive com coordenadas geográficas, o que pode ser útil a quem usa GPS para programar a viagem. Na mesma página pode ainda encontrar todos os processos portugueses pendentes. Ou seja, locais para os quais também existe uma candidatura à classificação. Certamente aí também pode encontrar boas sugestões de passeio.

http://imgs.sapo.pt/gfx/473074.gif

A versão em inglês da informação está mais acessível, mas também é possível encontrar os mesmos dados em português.

Outra forma de encontrar o que visitar por aí, pode ser dando uma passagem pelo site do IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico. Nesta página vai encontrar uma área dedicada aos itinerários e inventários temáticos. De norte a sul do país pode encontrar várias propostas que certamente vão permitir-lhe aproveitar melhor um qualquer percurso, conseguindo fazer os desvios certos na estrada para encontrar algo que já vá documentado de casa. Por exemplo, pode aproveitar um passeio ao Alentejo para conhecer várias pontes históricas ou fazer uma cábula para levar de viagem se lhe interessa conhecer melhor o património industrial espalhado pelo país. Há fotografias e uma pequena descrição relativa a todos os locais referidos.

http://imgs.sapo.pt/gfx/473075.gif

É também importante que saiba que uma parte significativa dos monumentos que possa seleccionar para visitar num qualquer passeio estão disponíveis na Internet para consulta, com imagens a três dimensões. O 360 Portugal fornece as vistas que o levam ao interior dos monumentos como se de facto lá estivesse. É só andar à volta e absorver os pormenores, uma ajuda que pode ser preciosa quando está a definir se visita ou não determinada local.

http://imgs.sapo.pt/gfx/473077.gif

Há outro projecto com objectivos idênticos que promete em breve enriquecer ainda mais a oferta nesta área, com mais vistas 3D de monumentos históricos portugueses. Falamos do Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao Século XXIs, uma iniciativa que junta o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e a INI-GraphicsNet, para colocar online com imagens 3D todos os monumentos nacionais património da Humanidade. Já é possível ver o Convento de Tomar.

http://imgs.sapo.pt/gfx/473078.gif

Mas se prefere que o passeio de fim-de-semana se faça na rua mas não muito, não é por isso que terá de abandonar a ideia de traçar o seu próprio roteiro visando aquilo que Portugal tem para mostrar da sua história, ou cultura. Pode por exemplo, saber que museus cruzam o seu caminho e dar uma espreitadela ao que têm para mostrar.

Uma consulta prévia ao directório de museus do Sapo pode ser uma preciosa ajuda para conseguir levar na bagagem informação detalhada. Neste directório pode contar com os contactos e alguma informação de resumo de cada uma das referências listadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/473076.gif

Nos casos em que a viagem atravessa fronteiras recomendamos um saltinho ao site onde se discute quais as 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo. É uma boa forma de ter acesso, num único endereço, a informação que estava dispersa por vários locais, com um pequeno resumo associado. Afinal, vá para Marrocos, Bahrain, Tanzânia ou Irão há por lá herança portuguesa. Espreite o globo do 7 Maravilhas e posicione-as no mundo, não vá alguma atravessar-se no seu caminho.

http://imgs.sapo.pt/gfx/473079.gif