Assegurar uma presença na Internet é cada vez mais uma vantagem fácil de compreender para as empresas. Esta é uma montra de produtos e serviços com custos muito baixos e onde é cada vez mais provável ser visto, se conseguir estar nos locais certos. Pode fazê-lo procurando lugar nos directórios de serviços, nos sites ou blogs da área de especialização do seu negócio, mas em qualquer um dos casos tudo faz mais sentido se tiver um endereço electrónico para apresentar. Só assim pode garantir que um potencial cliente não deixou de contactar a sua empresa por falta de informação. Colocar um endereço nas montras que a Internet lhe oferece é criar uma oportunidade para ser visto e conhecido, exactamente da forma que idealizou porque os conteúdos que lá estão inseridos foram postos por si.

Ok, sabemos que nem tudo é assim tão fácil e conseguir visibilidade no meio de milhares de milhões de sites é uma arte. Mas comecemos pelo princípio: criar uma página Web com aspecto credível e alojá-la e sem custos.

O Webnode é talvez uma das opções mais interessantes para quem pretende criar uma página na Internet mas ainda não pode, ou acha que não vale a pena, suportar os custos associados. Oferece 40 templates que permitem ao utilizador escolher entre modelos mais complexos ou mais simples. Para cada tipo de template existem várias cores disponíveis e imagens de destaque que se adaptam facilmente a vários sectores de actividade. Entre os modelos possíveis pode incluir na sua página notícias clicáveis, inquéritos, área de pesquisa, etc. Depois do template terá de escolher as áreas de informação do site e a língua, garantido logo nessa fase que todos os campos vão surgir em português. A facilidade de edição das páginas no Webnode é o principal trunfo do serviço, embora seja também muito importante o facto de não o obrigar a ter publicidade no site, como fazem muitos outros serviços. Até aos 100 Mb de espaço o serviço é totalmente gratuito.

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Outra opção gratuita é o Google Sites. Pode também neste caso escolher um entre vários templates, embora as opções sejam menos que na opção anterior e mais básicas. A partir daí pode adicionar vários conteúdos e imagens ao modelo de página pretendida e ir visualizando os resultados à medida que os vai produzindo. O serviço pode guardar todas as versões de página que vai criando, uma função útil para não perder aquela ideia que há uma hora não lhe parecia tão boa, mas com a evolução do projecto até faz sentido aproveitar. O Google Sites não exige conhecimentos de HTML, como a maioria dos serviços deste género, mas não é propriamente simples para quem não tem qualquer conhecimento de programação. Não se procurar um resultado atractivo. Tem a vantagem de dar total liberdade ao utilizador na criação da página - para as empresas que querem ilustrar o site com o seu logótipo, por exemplo - mas fica longe de outras ferramentas da Google, no que se refere à utilização intuitiva.

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Se nenhuma das opções anteriores lhe agradaram pode espreitar o Comunidades.net. É das três opções que lhe indicámos até agora a que oferece mais variedades de templates, mais de setenta. A plataforma aceita imagens, listas de produtos, galerias de imagens e várias configurações de conteúdos. À disposição, o utilizador tem um Manual que fornece coordenadas para a criação da página, focando as principais funções do editor e ilustrando com imagens os passos necessários para avançar nas configurações a fazer. Uma das vantagens do Comunidades.net é o facto de não impor limites, para além do bom senso, ao espaço usado por cada utilizador. A principal desvantagem, na nossa perspectiva, é que tal como o Google Sites obriga-o a exibir publicidade na página de Internet que cria.

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Fechamos com o Webbly, um serviço com características muito idênticas àquelas que lhe apresentámos na primeira sugestão. O Weebly tem uma utilização muito intuitiva (drag and drog na maior parte dos casos) e a vantagem de maximizar as suas hipóteses de ser visto, ao permitir a configuração das definições que os motores de pesquisa "vêem" quando procuram resultados.

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Se optar por algumas destas propostas é necessário ter em conta que embora poupe na criação e no alojamento da sua página de Internet não terá um domínio próprio. Ou seja, um caminho directo para a sua empresa. Por exemplo, se a Casa dos Bits usasse o Webnode para criar e alojar o seu site ficaria com um endereço deste género: http://casadosbits.webnode.com. Pode não ser a solução perfeita mas é uma forma de começar sem custos. Serviços como o Webnode e o Weebly permitem-lhe depois, a partir da própria plataforma, comprar o seu nome de domínio e partir para outros voos.

Nota da Redacção: Foi corrigida a referência ao Weebly.