Os utilizadores de computadores Apple Mac têm uma novidade à sua espera: hoje, 30 de setembro, chega uma nova versão do sistema operativo. É o Mac OS X 10.11, também conhecido como El Capitan. Sucede ao OS X Yosemite, o software que teve a adoção mais rápida de sempre nos computadores Apple.

Mais do que revoluções, o El Capitan é um sistema operativo de evoluções. É a própria tecnológica de Cupertino quem o diz, que nas palavras da empresa garante uma melhor experiência de utilização e um melhor desempenho geral nas máquinas onde é instalado.

Quer isto dizer que na primeira hora de utilização pode não ver grandes diferenças, mas a médio prazo deve acabar por sentir as melhorias que foram implementadas.

Recorrendo ao guia que a Apple disponibiliza, o TeK elaborou uma lista das principais novidades que vão estrear com o Mac OS X El Capitan.

Metal também no Mac OS
A tecnologia Metal estreou nos iPhone e trouxe para os dispositivos móveis um melhor desempenho gráfico. Na prática o Metal é uma tecnologia que permite aos dispositivos rentabilizar o desempenho gráfico sem que seja necessário um update de componentes físicos. Com a sua transição para os computadores a Apple espera conseguir até 40% mais eficácia em renderização gráfica.

[caption][/caption]

De acordos com números da marca da maçã, esta tecnologia também tem impacto no desempenho da máquina: 1,4 vezes mais rápido a abrir aplicações; 2 vezes mais rápido na transição entre aplicações; até 4 vezes mais rápido na visualização de PDFs.

Quer isto dizer que não é uma diferença dramática a nível individual, mas em conjunto todas deverão resultar numa experiência mais fluída.

Split View
Para a Apple esta funcionalidade é o melhor dos dois mundos: aplicações em modo de ecrã completo e poder ter mais do que uma aplicação aberta no ecrã.

[caption][/caption]

Na prática é possível ter duas aplicações “cheias” a dividir o ecrã entre si, o que permite uma maior produtividade. Pode estar a pesquisar a morada de um restaurante na aplicação de mapas ao mesmo tempo que faz a reserva nesse local. Ou então escrever um documento no Pages, enquanto está a pesquisar imagens no navegador Safari.

Melhor organização no Mission Control
Agora com um simples gesto no trackpad é possível chamar o Mission Control que foi otimizado pelos engenheiros da Apple. Todas as aplicações que estão abertas ficam colocadas no mesmo plano, o que permite ao utilizador aceder mais facilmente à ferramenta que procura.

[caption][/caption]

Mail também com suporte de gestos
Um pouco como acontece na aplicação que existe para os dispositivos móveis, os utilizadores agora vão poder eliminar ou arquivar uma mensagem de forma rápida no Mac OS. Basta arrastar o dedo para a esquerda ou para a direita, respetivamente, no trackpad.

[caption][/caption]

É ainda possível ter vários separadores em aberto que correspondem a diferentes conversações de email e é possível “puxar” para baixo o email que está a escrever para aceder novamente à sua caixa de entrada.

Aplicação de Notas renovada
À semelhança do que aconteceu com o iOS 9, a aplicação de notas também vai ser reformulada no Mac OS. Será possível fazer listas, gravar os conteúdos no iCloud para que estejam disponíveis em todos os equipamentos e ainda integrar elementos de outras aplicações - como uma localização do Mapas - dentro de um memorando.

[caption][/caption]

Aplicação de fotografias mais “aberta”
A aplicação de fotografias da Apple vai suportar “plug-ins” externos que vão dar mais poder à edição de fotografias. Assim os utilizadores vão ter mais condições para darem mais “vida” às imagens captadas, seja através de filtros ou através de outros controlos mais pormenorizados.

[caption][/caption]

A Apple também vai trazer uma melhor catalogação de imagens para a aplicação, para que seja mais simples ao utilizador encontrar as fotografias que procura.

Safari com novidades
Uma das maiores novidades é o marcador de sites que permite adicionar à barra de marcadores determinadas páginas de Internet que o utilizador visite várias vezes. Mas estes novos marcadores são especiais pois ficam abertos em segundo plano e estão a ser constantemente atualizados. Desta forma quando são acedidos mostram de imediato as novidades mais recentes, o que pode ser vantajoso para as páginas de redes sociais por exemplo.

[caption][/caption]

A marca da maçã também criou uma ferramenta que permite silenciar os separadores que têm conteúdos multimédia a serem reproduzidos. Esta funcionalidade é interessante pois atualmente existem muitos vídeos que “disparam” automaticamente assim que a página é aberta, mesmo que o utilizador não tenha dito especificamente que quer ver o vídeo.

[caption][/caption]

Será também possível enviar vídeos diretamente do Safari do computador para outros equipamentos através da tecnologia Air Play. Desta forma não são precisos fios ou serviços de partilha de conteúdos, é tudo feito de forma nativa e integrada.

Encontrar o cursor do rato
Não sabe onde está a “setinha” do rato? Passe o dedo para trás e para a frente no trackpad ou abane o rato e o cursor vai aumentar de tamanho, o que deverá ajudar o utilizador a localizá-lo mais facilmente.

Spotlight mais flexível
O sistema de pesquisa da Apple também foi alvo de algumas melhorias. Além de ser possível pesquisar por termos com contexto - fotografias da viagem ao Algarve, por exemplo -, a caixa de pesquisa do Spotlight pode agora ser movida por todo o ecrã do computador, abandonando a rigidez que lhe tinha sido conferida no Mac OS X Yosemite.

Compatibilidade
Em comunicado a Apple diz que o Mac OS X 10.11 El Capitan pode ser instalado nos seguintes computadores:

MacBook: modelo 13 polegadas de alumíno do final de 2008 e modelos mais recentes; modelo 13 polegadas de plástico de 2009 e modelos mais recentes;
MacBook Air: modelo do final de 2008 e mais recentes;
MacBook Pro: modelo de 13 polegadas de 2009 e mais recentes; modelo de 15 polegadas de 2007 e mais recentes; modelos de 17 polegadas de 2007 e mais recentes;
iMac: modelo de 2007 e mais recentes;
Mac mini: modelo de 2009 e mais recentes;
Mac Pro: modelo de 2008 e mais recentes;

A atualização será gratuita para todos os utilizadores, que devem garantir 6GB de espaço no computador para que possam receber a nova atualização.