
Em fevereiro surgiam os primeiros relatos de que o Twitter iria mudar a timeline dos utilizadores, aplicando um algoritmo às publicações que fariam com que as mesmas surgissem por ordem de importância, ao invés da tradicional ordem cronológica.
As vozes diascordantes à intenção fizeram-se ouvir até porque a decisão parece contrária à lógica inicial da rede social de relato em tempo real.
O que é certo é que o Twitter avançou com a decisão e já há umas boas semanas que o algoritmo está a funcionar. Na prática a nova timeline é uma espécie de extensão da funcionalidade ‘Enquanto esteve ausente’, que quando os utilizadores entram na rede social lhes apresenta uma secção com mensagens importantes que este pode ter perdido.
A diferença está no facto de o Twitter agora recuperar mais tweets antigos em mais ocasiões, publicando-os “entremeados” com a cadência de mensagens em direto.
Entre os utilizadores haverá a quem agrade ou a quem não faça grande diferença, mas também existem aqueles que ainda nem sequer repararam nas alterações. Até ao dia em que um post mais antigo os “engane”… e os leve a comentar uma notícia bombástica com os amigos sobre um tema do nosso interesse como a novidade do momento e que afinal já tem mais de uma semana dias.
Aí – acredite – é capaz de ter vontade de fazer regressar a timeline à sua antiga normalidade. Para isso terá que ser o utilizador a “mexer-se”, porque a funcionalidade foi instituída por defeito pela empresa na altura da mudança.
Não é uma opção que surja “à primeira vista”, mas também não irá dar-lhe demasiado trabalho. Além de que o resultado pode compensar o esforço. Mostramos-lhe os passos necessários na próxima galeria.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários