As principais marcas de produtos tecnológicos (e não só) já deram o seu contributo para o dia que o calendário marca como data oficial para pregar partidas. Há um pouco de tudo, desde óculos para jogar PlayStation dentro de água, a sapatos para tirar selfies, passando por aplicações que fazem ressurgir dos mortos o MS-DOS e o levam para o universo Windows Phone.


Reunimos algumas das partidas mais engraçadas que aqui partilhamos consigo, já depois de termos publicado a nossa própria partida de 1 de abril, que pode descobrir aqui antes de continuar a viagem.


PlayStion vai para a piscina

O PlayStation Flow foi hoje apresentado pela Sony como a mais recente novidade para a última geração da consola de jogos da fabricante. Jogos debaixo de água na PS4? Sim, é mesmo essa a ideia da Sony.


A PS convida os utilizadores da consola para um mergulho com o PlayStation Flow e explica tudo num site com um aspeto absolutamente credível. "O PlayStation Flow permite-te mergulhar numa experiência totalmente envolvente que combina os jogos com a natação na vida real", diz a marca, sugerindo que sempre que o jogador chegue a uma secção de natação de um jogo faça uma pausa e vá até à piscina mais próxima. "Basta colocares a ação em pausa, ir até à piscina mais próxima, mergulhar, e retomar o jogo na água".


Os Flow são (supostamente) uns óculos LCD com suporte para agarrar à cabeça, que transferem dados da PS via bluetooth e que estendem às lentes LCD todo o conteúdo que o utilizador antes estava a ver na consola. Basta carregar no botão PS e já está.


Além dos óculos, este novo sistema Flow tem sensores para prender aos membros e registar a atividade dentro da piscina e um secador de corpo, que graças a "tecnologia ionizante" afasta a humidade do jogador molhado em menos de nada, assegura ainda a fabricante japonesa que este ano se esmerou nas partidas de 1 de abril.




App Live Soccer agora também em mirandês

Os portugueses que criaram a aplicação LiveSoccer aproveitaram o dia das mentiras para anunciar o lançamento de uma versão da App em Mirandês. A empresa também revelou que a aplicação ganhou uma nova funcionalidade e passa agora a prever os resultados dos jogos - antes destes acontecerem, claro - com 99,2% de certezas. Mas não fica por aqui.


Há ainda outra novidade à medida do dia 1 de abril nesta suposta atualização: torna a aplicação à prova de água. Como dizem os responsáveis uma característica a pensar em quem está sempre perto de salpicos, seja um surfista ou uma sereia, por exemplo.



Afinal A Força existe mesmo e o CERN já sabe

Quem é fã da Guerra das Estrelas já tinha ouvido falar nela: A Força, uma energia universal tão importante que, como era descrita no filme, ajuda a manter a galáxia unida. Agora o CERN descobriu evidências da sua existência, mas só hoje e porque esta é a partida de 1 de abril do centro europeu de pesquisa.


A missão de assinalar o dia com uma partida foi levada tão a sério pelos investigadores, que no site há toda uma descrição das experiências que têm vindo a ser realizadas e das evidências encontradas relativamente à existência de A Força.




Samsung e a primeira faca inteligente do mundo

A Samsung aproveitou o 1 de abril para anunciar a primeira faca inteligente do mundo com funcionalidades de telemóvel: chama-se Galaxy BLADE Edge e foi feita a pensar nos chefs de cozinha modernos, garante a marca.


O gadget está equipado com todas as funcionalidades do Galaxy S6 mas "as suas arestas são tão afiadas e fortes que o dispositivo também pode servir de faca". "Na verdade o Galaxy BLADE edge pode muito bem substituir todas as facas na sua cozinha obsoleta", assegura a Samsung.



Google Panda, uma nova geração de pesquisas

A Google é a rainha das partidas de 1 de abril. Esta manhã o TeK já deu conta de uma das iniciativas da empresa para assinalar a data - a transformação do Google Maps num jogo de Pac-Man. Mas há mais. A empresa também lançou uma versão "ao contrário" do motor de pesquisa - as palavras estão escritas do fim para o início e é assim que também deve fazer as pesquisas. Para experimentar também é preciso escrever o endereço ao contrário: com.google.


Esta quarta-feira também foi dia de anunciar novos serviços. Na China a empresa revelou o Google Panda, uma nova geração de pesquisas em que já não é preciso digitar ou ditar o que pretende. Basta falar para um Panda de peluche e esperar pela resposta. O vídeo mostra o conceito e os testemunhos de quem experimentou.






Um sapato para tirar selfies

As selfies tornaram-se uma tendência e os fabricantes não deixaram passar a oportunidade em claro. Há um sem número de acessórios para tirar selfies e neste dia das mentiras "nasceu" mais um: uns sapatos para tirar selfies. São só uma partida e ainda bem, porque para usar era preciso muito mais do que um sapato. Também era preciso alguma ginástica para elevar o pé ao sítio certo. A ideia é da Miz Mooz.



MS-Dos Mobile

E numa espécie de regresso ao passado. A equipa do Windows Mobile anunciou uma nova aplicação que leva o velhinho MS-Dos para o telemóvel. A app está na loja de aplicações do sistema operativo móvel da Microsoft e promete reunir toda a produtividade que o utilizador espera da fabricante.



Brain Eraser, para apagar as memórias mais aborrecidas

Este inovador produto está à venda na Genie Gadgets, uma loja online britânica e (se fosse real) seria certamente um sucesso. O Brain Eraser promete apagar as memórias que não quer guardar, de um dia que não lhe correu tão bem. Tudo por menos de 50 libras.



Acabaram-se os problemas com os taxistas: Uber contrata gatos para motoristas

Gro"Uber é o nome de um novo serviço hoje anunciado pela Groupon. É da Uber. Transporta pessoas de carro, como os serviços que a marca já tem, e tem um motorista. Até aqui nada de novo - a grande diferença está mesmo nos motoristas, que são gatos. A tecnologia assegura que não há acidentes e há outra garantia: a escolha dos condutores é cuidada. Para confirmar é ver o vídeo.





As partidas de 1 de abril não ficam por aqui. Se já se tiver cruzado com outras que mereçam destaque use a caixa de comentários para as partilhar.

Pode também aproveitar para recordar as mentiras das tecnológicas em 2014, e em 2013. Aqui no TeK, no ano passado, tentámos convencer os leitores de que a JP Inspiring Knowledge (que fabrica o Magalhães) estava a tentar trazer a produção do iPhone para Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico