Rock in Rio, Sumol Summer Fest ou Super Bock Super Rock são alguns dos festivais que já animaram este verão, mas a agenda não se esgotou e para quem ainda não festivalou este ano há um cardápio de opções relativo extenso à disposição... é só escolher.



Para quem já tomou decisões ou ainda anda a consultar opções na Internet pode ter uma ajuda preciosa. Sobretudo nos eventos mais mediáticos, as organizações apostam forte no site dos eventos, não apenas para passar informação, mas também para servir de plataforma para lançar passatempos e outras ações promocionais.



A nossa sugestão de hoje é essa mesmo: passe pelos sites dos festivais de verão e veja o que ainda pode ouvir e ver de norte a sul do país. Começamos pelos eventos que apostam mais na presença online e seguimos para mais algumas sugestões.



Já esta sexta-feira sai à rua - mais propriamente ao passeio marítimo de Algés - mais uma edição do Optimus Alive. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, a organização optou em 2012 por concentrar a festa apenas no fim de semana. O cartaz é forte e há meses que esgotaram alguns tipos de bilhetes.

Online há toda a informação necessária e até desnecessária, se a ideia for apenas passar pelo site, sem ganhar entusiasmo e vontade de ir. A não ser que o cartaz lhe passe completamente ao lado, as notícias que vão dando conta de todos os pormenores no recinto - por exemplo, o Alive será este ano um festival com zona exclusiva para grávidas! -, o cartaz, ou da animação paralela, tornam a missão difícil. Os vídeos de edições anteriores também ajudam a garantir aquele cheiro a festa, que faz bater o pé sem sequer sair da frente do PC.



Os detalhes do Alive estão disponíveis no site oficial do evento, mas também através de uma aplicação para iOS e Android que permite levar para o tablet ou para o smartphone toda a informação relevante sobre o evento.

[caption]Alive[/caption]

Também com uma forte aposta na Internet, que tal como no Alive, passa não apenas pelo site mas também pelas redes sociais, o Sudoeste TMN regressa à Herdade da Casa Branca, perto da Zambujeira do Mar, no início de agosto. De um a cinco a animação sucede-se com concertos e atividades para preencher os tempos mortos.



Quem passa pelo site pode consultar o Guia Sudoeste TMN e munir-se de todas as informações úteis sobre o evento, desde preços de bilhetes a condições de alojamento., passando pelo mapa do recinto e pelos horários dos autocarros que ligam as capitais de distrito ao recinto do festival.



Vídeos das últimas três edições do festival também têm espaço no site oficial, tal como a ligação à rádio Sudoeste TMN, uma rádio online que ao longo do ano se encarrega de alimentar o desejo de que agosto chegue mais depressa.

[caption]Sudoeste[/caption]

Uma estreia na já longa oferta de festivais que no verão anima o país é o Kazantip, um festival de música eletrónica que este ano vem a Portugal pela primeira vez. O conceito é diferente daquele que está na base da maioria dos eventos deste género.

São cinco semanas de música com mais de mil DJs a passarem pelo Alqueva, que acolhe este evento non stop com música 24 horas por dia. Além da música, o espaço oferece acesso a um leque variado de atividades radicais. No site há informação sobre alojamento - diversas opções - cartaz e atividades. A festa começa a 20 de julho.

[caption]Kazantip[/caption]

E para quem gosta de trance… 2012 é ano de Boom Festival. Evento realiza-se de dois em dois anos e chegou a Portugal em 1997. A música é uma das componentes mais forte mas não é a única.



Como descreve a organização o Boom é hoje um festival "multidisciplinar, transgeracional e intercultural". As questões ambientais e da sustentabilidade dominam a agenda paralela à da música, com workshops, demonstrações e espaços de exposição que atraem em cada edição milhares de adeptos deste estilo de vida.



Online está acessível toda a informação importante para quem pretende passar por Idanha-a-Nova entre 28 de julho e 4 de agosto. Para quem não conhece há imagens disponíveis das edições anteriores e do espaço que acolhe o evento.

[caption]Boom[/caption]

Em agosto há ainda mais algumas propostas que vale a pena sublinhar, como o Bons Sons, outro exemplo de uma aposta forte na promoção online e que também só se realiza a cada dois anos.



O site deste festival, que decorre entre 16 e 19 de agosto em Cem Soldos - Tomar mistura música, exposições e uma feira de artesanato. Este ano tem Espanha como país convidado, de onde virá parte da animação em cartaz.



Quem passa pelo site oficial é remetido para uma visita virtual à aldeia que acolhe o evento. Toda a navegação no site, aliás, é animada, dinâmica e (às vezes) nervosa… quando não consegue fixar o conteúdo desejado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com datas idênticas, mas mais a norte, o Paredes de Coura também volta este ano a cena, com o patrocínio da EDP. Além da habitual combinação cartaz e informações úteis, quem passa pelo site oficial pode participar num fórum ou aceder a uma extensa galeria de fotos que mostra o espírito das edições anteriores.

[caption]Nome da imagem[/caption]

As opções não se esgotam aqui e há mais por onde navegar se anda à procura do programa ideal para uma noite de verão. Marés Vivas, o Ecos da Terra, o Funchal Music Fest, o Azurara Beach Party, ou a Festa do Avante, entre outros.



Pode consultar o Festivais de Verão para conhecer melhor a oferta disponível que, em regra, passa por lá.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.